Por que eu estou cansado o tempo todo?

- PUBLICIDADE -

Sentir-se cansado é completamente normal, porém médicos e especialistas afirmam que em excesso, o cansaço pode causar diversos danos ao organismo e atrapalhar atividades cotidianas simples.

Dr Rupal Shah, um GP no sul de Londres, diz que o cansaço é uma das queixas mais comuns que ele vê. “Eu vejo cargas e cargas de pacientes que se queixam de sentir esgotado, mesmo que eles estejam dormindo bem”.

Em um determinado momento, uma em cada cinco pessoas sente cansaço anormal, e um em cada 10 têm fadiga prolongada, de acordo com o Royal College of Psychiatrists. As mulheres tendem a sentir-se mais cansadas que os homens. “Na maioria das vezes, a fadiga está relacionada com humor e ao acúmulo de pequenas tensões na vida “, diz o Dr. Shah.

why-am-i-tired_533x255_bldjp03182004_26

As causas físicas de cansaço

Há muitas queixas de saúde que podem fazer você se sentir cansado.Não apenas os reconhecidos como problemas de anemia e tireóide, mas também doenças mais surpreendentes, tais como diabetes e um distúrbio do sono chamado de apnéia do sono.

Estar abaixo do peso ou com excesso de peso pode causar cansaço. Isso porque seu corpo tem de trabalhar mais do que o normal para fazer atividades cotidianas. Se você está abaixo do peso, você tem menos força muscular, e pode se sentir cansado mais rapidamente.

Gravidez, especialmente nas primeiras 12 semanas, também pode minar sua energia.

As causas psicológicas de cansaço

Cansaço psicológico é muito mais comum do cansaço que é causado por um problema físico.

Uma das principais razões é a ansiedade, o que pode causar insónia e, por sua vez, levar a fadiga persistente. Uma pesquisa feita pela Fundação de Saúde Mental descobriu que quase um terço da população são severamente privados de sono, muitas vezes por causa do trabalho e preocupações com dinheiro. O relatório da Fundação, sugere uma ligação entre  insônia níveis e baixa energia.

As preocupações e tensões da vida diária podem ser desgastantes – até mesmo eventos positivos, tais como a mudança de casa ou se casar. Choque emocional, como uma má notícia, luto ou o rompimento de um relacionamento, podem fazer um individuo se sentir esgotado.

Problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade podem fazer o paciente se sentir mais cansado. Eles também podem impedi-lo de obter uma boa noite de sono.

Estilo de vida provoca cansaço

Cansaço muitas vezes pode ser atribuída a fatores de estilo de vida, tais como beber muito álcool, ou ter uma dieta ruim. Se uma pessoa beber álcool durante a noite, ele tende a acordar no meio da noite. Beber com muita frequência, pode deixar um individuo deprimido e afetar o sono. “Eu estou sempre surpreso ao descobrir como muitas vezes os pacientes que se queixam de cansaço estão bebendo demais,” diz o Dr. Shah.

Se você tem um padrão de sono perturbado – por exemplo, se você trabalha no turno da noite, o sono durante o dia ou cuidar de crianças pequenas – pode ser difícil conseguir uma boa noite de sono, e você vai se sentir cansado durante o dia.

Como lidar com o cansaço

Pode ser comum sentir-se cansado o tempo todo, mas não é normal.Se você está preocupado, consulte o seu médico por segurança. “Nós podemos descartar qualquer coisa séria”, diz o Dr. Shah. “Só de saber que não há nada de errado pode ser reconfortante em si mesmo.”

Fonte: NHS Choices

- PUBLICIDADE -