A Fraude é mesmo na Licitação?

- PUBLICIDADE -

Venho acompanhando diversas divulgações sobre Fraudes em Licitações Públicas, mas faço o convite nessa breve leitura, para que analisem comigo os fatos e ai sim, tirem suas conclusões sobre a fraude nas Licitações.

É comum nos deparar com a seguinte chamada na TV, Rádio, Jornais , Blogs, etc. – Veja o esquema das fraudes nas Licitações na cidade X – Veja como funciona o ambicioso esquema de Fraudes em Licitações – porém se analisarmos friamente essas matérias, podemos verificar que às fraudes, são feitas antes mesmo da abertura dos processos, quando determinados “agentes Públicos” recebem algum tipo de propina ou promessa de tal, e contribuem com a Empresa X ou Y, visando um enriquecimento rápido, porém ilícito.

Outra situação acontece no pós Licitação, onde com o mesmo intuito anterior, agentes Públicos ignoram especificações, prazos de entrega e muitas vezes até o próprio produto ou serviço, em troca da famosa “Bolinha”. Recentemente vimos no Popular programa de televisão Fantástico, como agiam uma quadrilha que fraudava cirurgias médicas, pericias e até decisões judiciais, em troca de favorecimento, comissões, etc.… foi inclusive veiculado casos em que os médicos danificavam pequenas próteses para que fosse utilizado novos produtos e assim aumentar o valor de seu “Extra”.

Mas ai faço a seguinte pergunta : – A fraude é mesmo no processo de Licitação?

No meu ver, a fraude está por toda máquina pública e em muitos casos na privada também. Infelizmente a corrupção está enraizada em nosso País, precisamos mudar nossa forma de pensar, hoje é comum nos depararmos com pequenas situações cotidianas, em que somos convidados a nos corromper, levar vantagem, e por essas situações, começamos achar normal o fato de haver corrupção em determinado Órgão Público.

Essa cultura da vantagem já está tão enraizada em nossa cultura, que muitas vezes falamos com naturalidade sobre algumas situações simples. Hoje é comum em pequenas rodas de amigos, alguém falar que pretende adquirir um produto da marca tal e em questão de segundos você escuta – Conheço um cara que trabalha lá, ele consegue pela metade do preço! – Minha amiga vai para os EUA, vou falar com ela e ela trás pra você, lá é muito mais barato! – isso também não é corrupção? Isso também não é uma forma de fraudar as Leis?

Mas afinal onde esse texto vai chegar, você deve estar se perguntando?

Este texto te convida a fazer uma reflexão de tudo o que andamos praticando e analisar que a fraude não está na Licitação, e sim enraizada em nossa cultura!!

Podemos mudar isso? Claro que sim ! Existem os que não pagam impostos e existem aqueles que vão até na 25 de Março e só compram em lojas que emitem nota fiscal. Existem os que compram sua carteira de habilitação, mas existem os que são reprovados por inúmeras vezes mas tiram com “Raça”, existem Fraudes em Licitações, claro que sim, mas existem muitos processos limpos, existem muitos agentes públicos com muita vontade de reverter essa situação, existem Licitações exclusivas para as Micro e pequenas Empresas, existe o Tribunal de Contas, e claro, existem pessoas como você, que acreditam e não vão se deixar vender por migalhas, e ainda melhor, quando detectar algo de errado, denuncie, faça seu papel de cidadão.

 

Este artigo foi elaborado por Ricardo Dantas, Fundador e Diretor da SG Licitações, Consultor e Palestrante sobre o tema Licitações Públicas
- PUBLICIDADE -