O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso inaugurou nesta terça-feira (17) a Central de Telemedicina em Acidente Vascular Cerebral (AVC) que, no primeiro momento, vai atender o Hospital Municipal de Urgências (HMU). O centro médico é um dos poucos do estado especializado no protocolo de atendimento ao AVC com realização de trombólise (técnica utilizada nos melhores centros médicos do mundo para a desobstrução das artérias sanguíneas).
Segundo a Prefeitura de Guarulhos, com a inauguração deste serviço, o Hospital Pimentas Bonsucesso passa a ser referência no município para este tipo de assistência. A administração ainda explica como será o processo. “A telemedicina vai permitir que o médico do HMU possa obter a segunda opinião formativa da equipe de neurologia do Hospital Pimentas, fornecendo suporte às tomadas de decisão 24 horas por dia, no atendimento de casos neurológicos, especialmente, nas ocorrências de AVC isquêmico”, explana.
De acordo com o superintendente do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, Ronald Maia Filho, a intenção é expandir essa tecnologia para outros serviços de emergência do município nos próximos meses. “Além de capacitar os profissionais de saúde, também faz parte da iniciativa o treinamento da população para o reconhecimento dos sintomas de um Acidente Vascular Cerebral e para que possa buscar socorro imediato”, disse.
O superintendente do Hospital destacou que esse protocolo é o mesmo utilizado em países como Estados Unidos e Inglaterra. “Em Guarulhos, será um trabalho integrado entre o poder público e uma organização social em prol da população”, completou.
Reportagem: Gustavo Druzian
Foto: Sidnei Barros/PMG