UPAs Cumbica e Paulista devem ser entregues em agosto

- PUBLICIDADE -

A entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Cumbica e Paulista deve acontecer no mês de agosto. A informação foi confirmada ontem pela secretária-adjunta da Saúde, Teresa Pinho, durante audiência pública sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2017.

“A obra da UPA Paulista acabou de ser entregue e está na fase de equi­pamentos. Já a Cumbica falta pouca coisa para ser concluída. Agora precisa­mos ter uma reunião com o prefeito para ver quando a gente pode abrir, mas a previsão técnica para este ano é mais tardar para agosto”, explicou.

As obras ficaram paradas por mais de dois anos devido a problemas com as empresas licitadas. A construção da UPA Pau­lista foi paralisada devido à falência da empresa. Já a empreiteira responsável pela unidade em Cumbica abandonou a construção. Assim, a Proguaru assumiu as duas obras.

As intervenções da UPA Paulista foram iniciadas em janeiro de 2011, com previsão de entrega para outubro do mesmo ano. Já a UPA Cumbica, iniciada em junho de 2011, deveria ter sido entregue em março de 2012. Cada unidade terá a capacidade de atendimento de, aproxi­madamente, 300 pessoas por dia.

A missão da UPA é oferecer assistência de ur­gência e emergência, para evitar que os pacientes tenham contato com casos mais graves em hospitais. Segundo o Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto-Atendimento conseguem reduzir em até 96% a necessidade de a pessoa ir para o pronto­-socorro.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -