Educação não deve entregar nenhum CEU neste ano

A Secretaria de Educação não deverá entregar ne­nhum Centro de Educação Unificado (CEU) neste ano. Segundo a pasta, estão em construção quatro equi­pamentos que tiveram as obras iniciadas entre 2011 e 2013, mas nenhum deles deverá ficar pronto até o final de 2016.

Dentre eles está o CEU Bonsucesso, que teve as intervenções retomadas recentemente e está no estágio de terraplanagem, e o Continental, que atual­mente está com as obras em ritmo lento. Ambos receberam a Certificação do Processo Aqua – Construção Sustentável, da Fundação Vanzolini. O Continental devido ao projeto sustentável que, dentre outros, reaproveita na obra todos os resíduos que foram produzidos; e o Bonsucesso pela propos­ta inovadora que unirá a escola básica, o lazer e a educação ambiental em um único empreendimento.

O CEU São Domingos também segue com obras em ritmo lento sendo executadas pela Progres­so e Desenvolvimento Guarulhos S/A (Proguaru). Já o Itapegica aguarda o resultado de uma nova licitação, que deverá sair na próxima semana, após a empresa que executava a construção ter abandonado as intervenções.

A entrega de 20 CEUs até o final deste ano foi uma das principais promessas de campanha do prefeito Sebastião Almeida. No entanto, apenas a meta­de foi entregue em sua totalidade até o momento sendo eles os CEUs Bambi, Cumbica, Ottawa-Uirapuru, Paraíso-Alvorada, Pimentas, Presidente Dutra, Rosa de França, São Miguel, Taboão e Uirapuru. Os outros seis – Cabuçu, Cecap, Cocaia, Ponte Grande/Munhoz, São João/Lavras e Vila Any – sequer saíram do papel.

Entrega – De acordo com a secretaria devem ser entregues até o final deste ano três creches localizadas nos bairros de Nova Carmela, Vila Alzira e Vila Branca. Além dessas, a escola e a creche que funcionarão dentro do CEU Bonsucesso também devem ficar prontas.

Reportagem : Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto