Guarulhos conta com mais de 54 mil novos eleitores desde último pleito municipal

- PUBLICIDADE -

Guarulhos conta com 54.313 novos eleitores desde o último pleito municipal realizado em 2012. Segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), naquele ano a cidade possuía 848.407 eleitores; a quantidade apresentou crescimento de quase 6% passando para 902.720 neste ano. Já em relação as eleições de 2014 a diferença foi de 32.530 novos eleitores.

Nesta segunda-feira (25), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, anunciará os dados do eleitorado para o pleito deste ano. Mendes também vai divulgar os municípios que poderão ter segundo turno, ou seja, que possuem mais de 200 mil eleitores. Além disso, serão apresentadas as cidades que possuem o maior e o menor número de eleitores, bem como a faixa etária e os locais em que a votação ocorrerá com identificação biométrica.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o eleitor que perdeu o prazo para tirar o título ou está com o documento cancelado pode obter uma certidão provisória, caso necessite comprovar a sua situação eleitoral perante outros órgãos. A certidão, no entanto, não habilita o interessado a votar.

Quem não transferiu o domicílio eleitoral deve votar no município onde está inscrito ou então justificar a ausência às eleições. O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral pode justificar a ausência no mesmo dia da votação em qualquer posto de justificativa.

Eleitores em situação regular que não fizeram a identificação biométrica, que ainda não é obrigatória em todo o estado, devem votar normalmente no pleito de 2016 e atualizar o cadastro com dados biométricos após as eleições. São obrigados a votar as pessoas que têm entre 18 e 70 anos, e também podem escolher os representantes aquelas que têm 16, 17 ou mais que 70.

Reportagem: Rosana Ibanez

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -