Devoção e fé marcam Carpição no Bonsucesso

Assunto: 275º Missa Festa da Carpição Local: Bonsucesso Data: 01/08/2016/ Fotos: José Luiz/PMG
- PUBLICIDADE -

A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso, considerada o maior e mais antigo evento religioso de Guarulhos, foi aberta oficialmente na manhã de ontem no Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso, com a tradicional Carpição, reunindo fiéis da cidade e de outros municípios.

Presidida pelo padre Otacílio Ferreira de Lacerda, a celebração eucarística precedeu a bênção da terra, resgatando uma tradição que persiste há 275 anos. Na Carpição, a terra, considerada milagrosa, é recolhida pelos fiéis em lenços ou sacos plásticos e despejada ao lado da igreja de São Benedito, a cerca de 500 metros do santuário, num ritual que pode ser repetido dezenas de vezes pelos devotos em pagamento de promessas ou para novos pedidos.

Há mais de dez anos participando da Carpição, o torneiro mecânico aposentado Romualdo Ribeiro de Almeida, 68, morador do Itaim Paulista, diz que a cada edição a devoção a Nossa Senhora do Bonsucesso aumenta. “Trago a minha esposa e participo. Levamos a terra para casa, colocamos nas plantas e também no corpo, onde temos dor. Quem tem fé, fica bom”, assegura.

Moradora da cidade de Arujá, a doméstica aposentada Enésia Silva dos Santos, 78, conta que há cinco anos participa da festa e que sempre agradece pela saúde. “Antes eu tinha muita dor nos joelhos. Agora estou boa e vim agradecer. Também pedi pela minha saúde e pela saúde dos meus familiares, vizinhos, amigos e até inimigos”, comentou, entre risos.

Presente ao evento, o prefeito Sebastião Almeida ressaltou a importância da festividade para Guarulhos. “Nada sobrevive tanto tempo se não houver uma história muito profunda, como esta festa, considerada a mais antiga e tradicional de nossa cidade. E neste mês, mais do que nunca, é um momento para refletirmos sobre o que está acontecendo no mundo e, como disse o padre em sua homilia, que tenhamos mais vocações de ‘jardineiros’, cuidando do mundo que Deus criou e protegendo a vida”, disse Almeida.

Programação – A 275ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso é realizada pela Paróquia de Bonsucesso em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura. As festividades continuam nos dias 7, 14, 26, 27 e 28; este último com missa solene em louvor a padroeira.

- PUBLICIDADE -