Consema aprova estudo da Sabesp para obras no Sistema Alto Tietê

- PUBLICIDADE -

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborado pela Sabesp para realizar a captação de água da bacia do rio Itapanhaú para a represa Biritiba Mirim. A obra aumentará a segurança hídrica do Sistema Alto Tietê, que é responsável por 25% do abastecimento de Guarulhos. Com isso, a licença ambiental prévia do empreendimento será liberada.

O investimento previsto de R$ 170 milhões inclui a construção de uma estação elevatória de água, 6,5 km de adutora e estrutura para dissipação da água na várzea da represa Biritiba Mirim. A capacidade de captação máxima será de 2.500 litros por segundo (l/s) e a média mensal será de até 2.000 l/s, respeitando a outorga definida e a disponibilidade hídrica da bacia. Ou seja: quando a vazão estiver alta e houver necessidade, bombeia-se a água. Com menor entrada de água, interrompe-se a captação.

Durante a reunião do conselho, o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Edison Airoldi, apresentou o objetivo e as características da obra, ressaltando o trabalho de monitoramento ambiental que será realizado pela companhia para preservar a fauna e a flora do Parque Estadual da Serra do Mar e da restinga e mangues de Bertioga, onde o Itapanhaú deságua no mar.

A quantidade de água a ser retirada é pequena em relação à vazão média da bacia e não haverá impacto ambiental significativo. A Sabesp fará a captação a fio d’água (direto do rio), sem a construção de uma barragem, o que geraria o alagamento do entorno. O Sistema Produtor Alto Tietê, que hoje abastece 4,5 milhões de moradores da capital e Grande São Paulo, e, por consequência, de toda a Região Metropolitana de São Paulo.

- PUBLICIDADE -