Ginásio municipal de Guarulhos é, hoje, local de treino de mais de 500 jovens

- PUBLICIDADE -

O Ginásio Municipal Bonifácio Cardoso, Vila Tijuco, especializado em ginástica artística, é atualmente local de treino de mais de 500 jovens, sendo a maioria garotas. O professor Junior Fagundes, de 51 anos, é o responsável pela maior parte. Funcionário concursado desde 1995, Juninho, como é conhecido, diz que a cidade já revelou grandes atletas. “Além da Rebeca Andrade que está participando dos Jogos Olímpicos Rio 2016, outros grandes nomes saíram daqui, como por exemplo, o técnico do Arthur Zanetti, Marcos Goto”, comentou Fagundes.

Na opinião do Juninho, as atletas e os aparelhos do esporte estão em franca evolução. “Os aparelhos vão melhorando e as técnicas aplicadas também. As atletas estão cada vez mais preparadas nas competições”, disse. O grupo principal, que representa a cidade nos torneios regionais, treina quase todos os dias da semana. “Elas praticam de segunda a sábado das 14h até umas 19h, precisa de muita disciplina e vontade”, explicou o professor.

As aulas são gratuitas, porém Juninho ressalta que o aluno passará por um processo seletivo. “Eles terão duas semanas de aulas com a gente para avaliarmos seu desempenho, se percebermos talento e força de vontade, fica conosco”, completou. Podem participar das aulas meninos e meninas a partir dos cinco anos.

Por fim, o professor, que veio de Pinheiros, contou que, apesar dos grandes resultados, a estrutura do local às vezes deixa a desejar. “Se tivéssemos um pouco mais de equipamentos financiamento, com certeza seríamos um grande celeiro de ginastas, inclusive já tiramos dinheiro do próprio bolso para ajudar as atletas, incluindo a Rebeca”, concluiu.

Reportagem: Gustavo Druzian

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -