Percentual de escolas públicas com matriculas em tempo integral é menos que a metade do Estado

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O percentual de escolas públicas em tempo integral em Guarulhos é de apenas 21,2%; em relação ao total de unidades do município. A cidade tem 66 unidades em que os alunos têm uma jornada média de sete horas diárias, de acordo com estudo do Observatório do Plano Nacional da Educação (PNE), que agora disponibiliza os dados por município.

O Estado de São Paulo apresenta uma média de 48,4% de matriculas que seguem a mesma carga horária, num total de 8.752 escolas. O resultado significa que o município possui um número de menos da metade do ideal estipulado pelo PNE.

Já em relação ao número de matriculas na rede pública em tempo integral na educação básica, Guarulhos também está abaixo da média estadual. São apenas 1,8% de inscrições nas unidades municipais, um total de 4.782 vagas disponíveis, contra 11,6%, das matriculas de São Paulo, ou seja, um número de 936.854 vagas.

Segundo o gerente de conteúdo do Todos Pela Educação, Ricardo Falzetta, o desenvolvimento de métodos mais eficientes durante o tempo de aula é uma prioridade maior que o tempo de duração do aluno em sala de aula. “Alcançar as metas estabelecidas pelos planos de educação é importante, mas a educação integral é mais do que o aumento de tempo na escola – que é o que podemos ver pelos dados. O tempo na escola deve visar o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, sócio emocional e ético do estudante”, disse Falzetta.

O PNE é um documento que foi sancionado pelo governo Dilma Rousseff, que estipula metas políticas para a educação pelos próximos dez anos. No quesito integral, o objetivo é oferecer o serviço para 25% dos alunos do ensino básico em pelo menos 50% das escolas públicas.

No Brasil, a pesquisa mostrou que 4,5% das escolas públicas apresentavam todos os itens de infraestrutura determinados pelo plano. Para fazer a apuração dos indicadores, o movimento Todos Pela Educação se baseou em relatórios do Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) e o Censo Escolar.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

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