Em três anos Mais Médicos realizaram 700 mil atendimentos

Assunto: Curso para Médicas Cubanas Local: Av. Gilberto Dini, 558, Bom Clima Data: 11.11.2015 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Desde que o primeiro profissional do programa Mais Médicos chegou a Guarulhos, em agosto de 2013, até o final de julho deste ano os 52 médicos que atuam no município já realizaram 700 mil atendimentos. O reforço dos profissionais no atendimento a Atenção Básica do município isso está comprometido, porque o prazo para a prorrogação do contrato termina no final do mês.

No entanto, a Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (22), por meio de votação simbólica, a medida provisória que prorroga a participação de médicos estrangeiros no programa Mais Médicos, criado em outubro de 2013. A MP segue agora para o Senado e precisa ser aprovada até a próxima segunda-feira (29). Caso contrário, perderá sua validade.

Com a mudança, os contratos podem ser renovados até 2019, desde que haja concordância do profissional, da prefeitura e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), nos contratos intermediados pela entidade. Caso isso não ocorra Guarulhos perderá 25 profissionais. Em todo o país 12,9 mil médicos devem ser obrigados a deixarem os postos de trabalho até o fim do ano – número este que corresponde a 71% do programa.

De acordo com o cronograma do Mais Médicos, o prazo do contrato dos primeiros profissionais vence em agosto, e os seguintes em outubro de 2016 e janeiro de 2017. Guarulhos já teve quatro baixas no programa desde sua implementação na cidade, sendo três médicos cubanos e um brasileiro.

Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade esclareceu que até o momento não há nenhuma comunicação oficial sobre a continuidade ou retorno deles ao país de origem.

- PUBLICIDADE -