Quase 400 servidores públicos de Guarulhos ainda não sacaram abono salarial


Em Guarulhos, 388 servidores públicos ainda não sacaram o abono salarial (ano-base 2014) do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Segundo o Ministério do Trabalho, o valor corresponde a um salário mínimo (R$ 880) e poderá ser retirado até esta quarta-feira (31) em qualquer agência do Banco do Brasil.

No estado de São Paulo, 17.255 servidores públicos e comissionados ainda não retiraram o valor a que têm direito. Guarulhos e Campinas são as cidades com mais trabalhadores beneficiários, depois da capital paulista. Em todo o país, o número de trabalhadores que não retiraram o Pasep ultrapassa os 149 mil.

O Ministério do Trabalho diz que têm direito ao abono salarial os servidores que trabalharam por pelo menos 30 dias em 2014, recebendo até dois salários-mínimos por mês. Também é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e estar com dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Para que esse número diminua, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pede o apoio de empregadores e entidades sindicais para divulgar a informação entre os empregados e filiados. “Precisamos fazer com que a informação chegue ao maior número possível de pessoas porque esse é um benefício importante e é um direito do trabalhador”, diz.

Reportagem: Gustavo Druzian
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -