Almeida quer oficializar repasses financeiros e desfiles de rua no Carnaval


O prefeito Sebastião Almeida quer oficializar os repasses financeiros e os desfiles de rua no Carnaval guarulhense. Segundo projeto de lei, encaminhado à Câmara, a Secretaria de Cultura instituirá a Comissão do Carnaval de Guarulhos para o planejamento operacional da festa, que será constituída por integrantes da pasta, da Liga Independente das Escolas de Samba de Guarulhos (Liesg), Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.

Quanto aos repasses financeiros, Almeida não especifica o valor, só determina que ele seja feito à Liesg e a liga faça a redistribuição entre as agremiações carnavalescas que estejam inscritas para o desfile. Neste ano a prefeitura determinou o repasse de quase R$ 600 mil às agremiações.
A verba será encaminhada em parcela única e de forma integral no prazo de 30 dias antes do início dos desfiles. Além disso, a Liesg e as agremiações deverão abrir uma conta corrente exclusiva para o recebimento dos repasses. Eles deverão ainda prestar contas à Secretaria de Cultura. Valores recebidos e não gastos com o evento deverão ser restituídos à pasta.

Em 2014 os vereadores arquivaram uma proposta que determinava o repasse financeiro da prefeitura às agremiações carnavalescas da cidade com valor de, aproximadamente, R$ 1,7 milhão. Segundo o PL, o repasse seria fracionado, sendo a primeira parcela a 120 dias do Carnaval e a segunda a 60 dias do evento, e efetuado Liesg.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -