Consolidado, Orquidário comemora dois anos com atividades

Assunto: Aula de cultivo de orquideas Local: Bosque Maia Orquidário Data: 21.02.2015 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Os frequentadores do ambiente acolhedor que abriga orquídeas resgatadas do trecho norte do Rodoanel contarão com palestras, oficinas e o tradicional Encontro com Produtores, em sua 19ª edição.
A programação começa neste sábado (17), com a oficina do orquidófilo Geraldo Triska Neto, que vai esclarecer dúvidas sobre o cultivo das espécies da família Orchidaceae, além de ensinar a usar o melhor adubo, a temperatura ideal e o melhor espaço para o plantio. A atividade acontece na Tenda Verde do Bosque Maia, em dois horários, pela manhã, às 10 horas, e à tarde, às 14 horas.

No domingo (18), o doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, vai abordar em palestra o cultivo das charmosas plantas em apartamentos. Durante todo o fim de semana, os visitantes poderão conhecer diversas espécies de orquídeas expostas na 19ª edição do Encontro de Produtores, além das 300 existentes no Orquidário, entre nativas, híbridas e exóticas, oriundas da Serra da Cantareira, remanescentes da obra do trecho norte do Rodoanel, bem como do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, além de doações individuais.

Outro ponto a ser observado é a estrutura física do Orquidário, que é oriunda de material reutilizável coletado em lojas de construção civil, na Prefeitura e em cooperativas de reciclagem. Instalado no Bosque Maia, em uma área de aproximadamente 890 m², o equipamento público foi concebido com o conceito de edificação sustentável. Todos os componentes empregados em sua construção são reaproveitados de quem não os utiliza mais. Tudo de acordo com as metas planetárias definidas no Congresso Internacional de Conservação das Orquídeas, em 2001, na Austrália.

Endereço: avenida Papa João XXIII, nº 219, Bosque Maia.

- PUBLICIDADE -