Só uma escola estadual fica entre as 100 melhores públicas no Enem 2015


PAULO SALDAÑA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os dados do Enem por escola foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (4) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Para calcular a média geral das escolas, a reportagem considerou as notas das quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
Das 100 melhores unidades públicas na última edição do Enem, 91 atendem alunos de níveis socioeconômicos alto ou muito alto (os dois mais elevados índices do critério do Ministério da Educação). O perfil dos alunos é um dos fatores que mais colabora para o sucesso escolar.
A rede federal tem 36 unidades entre as 100 primeiras. Com exceção de duas municipais -a Escola Técnica de Paulínia (SP) e de aplicação da Fundação educacional de Macaé (RJ)-, o restante é de escolas técnicas, como as Etecs de São Paulo, e unidades ligadas a universidades estaduais. Em praticamente todas essas unidades há prova de seleção para entrada.
LÍDER
A escola pública com maior nota é o Coluni (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa), em Minas. Com média de 690,5 na parte objetiva, a escola ficou na 33ª melhor posição do país no Enem 2015.
De acordo com Renata Gonçalves, diretora em exercício do Coluni, os alunos têm acesso a um ambiente típico de universidade, com atividades de pesquisa e extensão, além do ensino. “Os alunos ficam praticamente o dia todo aqui, sempre estão envolvidos em projetos quando não estão em aula”, diz ela.
Os professores são de dedicação exclusiva à escola e praticamente todos os 34 docentes têm doutorado. A unidade já foi a primeira colocada também em 2014, mas a diretora afirma que os cortes recentes de recursos do governo federal no sistema federal pode comprometer os resultados futuros.
“Não sei se esses bons resultados podem continuar, porque os cortes estão minando o investimento em mão de obra docente, que é o essencial”, diz. Segundo ela, houve restrições em contratações e a escola já não conseguiu repor professores aposentados ou de licença.
As redes estaduais concentram 84% dos estudantes de ensino médio do país. A única estadual fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Escola de Educação Básica Gomes Carneiro registrou uma média de 582,1 – acima da média nacional da rede privada, que é de 556,6. Apenas 27 alunos fizeram a prova em 2015 (de um total de 32 alunos no 3º ano do ensino médio). O nível socioeconômico dos alunos é alto, de acordo com o critério do Ministério da Educação.

- PUBLICIDADE -