Esquadrão da Força Aérea Brasileira de Guarulhos realiza transportes de órgãos


O Esquadrão Carajá (4° ETA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Cumbica, realizou três transportes de órgãos entre sexta-feira (30) e domingo (2). Segundo a FAB, o mais recente ocorreu no domingo, quando a aeronave C-97 Brasília decolou na madrugada, por volta das 4h, de Guarulhos com destino a Campo Grande (MS), onde ocorreu a retirada de um coração na Santa Casa.

A missão contou com quatro tripulantes e quatro médicos, totalizando mais de quatro horas de voo. “Esta é uma missão que não medimos esforço para cumpri-la, pois uma vida depende de nós”, ressaltou o comandante da aeronave, tenente Osvaldo Peres Maslinqiewicz.

No sábado (1º), a tripulação saiu de Guarulhos para Campinas, onde apanhou a equipe médica que faria o transplante de um fígado aguardando a captação em Araçatuba. Após recolher o órgão, a tripulação retornou a Campinas para que o órgão fosse transplantado.

Na sexta-feira (30), outro fígado também foi transportado. A rota cumprida foi no interior paulista: Guarulhos – São José do Rio Preto – Sorocaba – São José do Rio Preto. O Esquadrão Carajá mantém tripulações de sobreaviso 24 horas por dia para atender a essas missões e, somente neste ano, já transportou 27 órgãos, totalizando 68h10 de voo.

- PUBLICIDADE -