Poupatempo Guarulhos adota quatro totens de autosserviços

- PUBLICIDADE -

O Poupatempo Guarulhos passa a oferecer mais uma facilidade para os usuários dos postos: o serviço de autoatendimento nos totens. Na unidade já estão em funcionamento quatro equipamentos que podem ser utilizados pelos cidadãos para fazer o agendamento de qualquer serviço para qualquer posto Poupatempo.
Os equipamentos, máquinas semelhantes às ATMs do sistema bancário, podem ser utilizados, ainda, para impressão da DARE para pagamento da segunda via de RG, nos casos em que o usuário precisa recolher esta taxa, e obter Atestado de Antecedentes. O cidadão que teve seu RG emitido a partir do segundo semestre de 2014 poderá realizar seu atendimento completo no totem, sem a necessidade de agendar para posterior comparecimento no atendimento presencial, resultando em maior agilidade e conforto à população.

No total há 64 equipamentos contratados, sendo que 33 já estão funcionando nos postos Itaquera, Lapa, São José dos Campos, Osasco, Campinas Centro, Campinas Shopping, Santos, São Bernardo do Campo, além de Guarulhos. Até meados de novembro, os demais 31 totens serão instalados em outras dez unidades do Poupatempo. “Escolhemos as 19 localidades com o maior volume de atendimento”, explica Ilídio Machado, Superintendente de Novos Projetos do Poupatempo.

O cidadão vai encontrar os totens na entrada dos postos e poderá contar com a ajuda de um orientador para usar o equipamento. Outra novidade foi a inserção de um código de leitura (QR Code) para os Atestados de Antecedentes emitidos nos totens. Essa funcionalidade permite verificar a veracidade do atestado.

Inovação – No caso dos totens, a expectativa do Governo é que essa inovação contribua para agilizar ainda mais os atendimentos nos postos. Cerca de 50% dos serviços de agendamento são realizados diretamente nos postos, ou seja, o cidadão vai a uma unidade apenas para agendar um serviço – os demais 50% usam a internet, o portal Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br); o aplicativo móvel SP Serviços e o Disque Poupatempo (0800 772 3633 para telefones fixos ou 11 2930 3650 para ligações de celulares).

- PUBLICIDADE -