Cemitérios da cidade devem receber mais de 200 mil visitantes no feriado de Finados

- PUBLICIDADE -

O feriado de Finados desta quarta-feira (2) deve fazer com que mais de 200 mil pessoas visitem os quatro cemitérios administrados pela Prefeitura de Guarulhos e as outras três necrópoles particulares.
Segundo a administração municipal, os cemitérios Campo Santo (Vila Rio), Nossa Senhora de Bonsucesso, São Judas Tadeu (Picanço) e São João Batista (Centro) deverão receber 100 mil visitantes, contra o número de 80 mil pessoas em 2015.

Já os particulares, Cemitério e Crematório Primaveras I e II (Taboão), Islâmico (Picanço) e o Vertical (Vila Rio de Janeiro) receberão mais 100 mil visitantes nesta quarta. O Dia de Finados marca a data em que milhares de pessoas vão aos cemitérios para visitar os túmulos de parentes e amigos que já morreram.

Segundo o supervisor de setor do cemitério Nossa Senhora de Bonsucesso, Elias Francisco de Oliveira, a movimentação para homenagear parentes começou já no início da semana e seguirá até a sexta-feira (4).
De acordo com Oliveira, no cemitério, cerca de 80% dos sepultamentos são de japoneses e seus descendentes. Ele afirma que existe uma colônia japonesa em Mogi das Cruzes que é próxima do cemitério.

“Como você pode ver, todos os túmulos dos japoneses estão com flores novas. São mais de 34 mil metros quadrados de terreno e a maioria dos sepultamentos são de origem nipônica”, afirmou Oliveira. Já a administração do cemitério Campo Santo afirma que o efetivo será reforçado com mais 150 funcionários.

Para reforçar o esquema de trânsito no feriado, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) preparou um esquema especial para atender ao público que visitará os quatro cemitérios públicos da cidade.
As linhas que passam próximas a esses locais contarão com frota de sábado e não de feriado, que é reduzida. Os cemitérios funcionarão das 7h às 18h. A segurança ficará a cargo de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e com o apoio da Polícia Militar.

Conheça a programação dos cemitérios públicos:

Necrópole do Campo Santo
Nesta quarta-feira (2), missas, às 9h, 11h, 14h e às 16h.

Nossa Senhora de Bonsucesso
Nesta segunda (2), missas às 8h, 10h, 14h e às 16h e culto evangélico entre os intervalos das missas.

São Judas Tadeu
Nesta quarta (2), missas às 7h, 9h, 11h, 14 e às 16h.

São João Batista
Nesta segunda (2), uma missa, às 8h.

Cemitério Primaveras I: avenida Otávio Braga de Mesquita, 3.535
9h30 – Palestra sobre luto e missa
10h – Oficina infantil com psicólogas para expressão do luto infantil
11h30 – Simulação de cerimonia de cremação
15h – Missa
16h30 – Simulação de cerimônia de cremação

Cemitério Primaveras II – avenida Silvestre Pires de Freitas, 1.579
10h30 – Palestra sobre luto e missa
11h – Oficina infantil com psicólogas para expressão do luto
15h – Missa

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -