Espetáculo Aboio prossegue durante este mês no Teatro Padre Bento


Neste mês, o Teatro VI compartilha seu processo de trabalho vivenciado de 2015 a 2016 no curso de teatro da Escola Viva de Artes Cênicas. A turma focou seus estudos nos conceitos e práticas da atoralidade, da criação coletiva e da condição humana coisificada, entremeados por investigação da cultura brasileira a partir do bumba-meu-boi. Trata-se de abertura de processo, caracterizando-se em momentos em que o coletivo da escola mostra percursos de trabalho, promovendo relação com o público, entendendo-a como parte fundamental da arte contemporânea a da obra aberta, processual. Assim, o caráter de “espetacularização” é substituído pelo conceito e prática do encontro, pressuposto fundamental da completude artística. Realizadas a cada módulo, as atividades são essenciais à formação crítica dos aprendizes-artistas.

O espetáculo Aboio são bois que nascem como fios de esperança. Fiandeiras que parem seus filhos meio bois e meio humanos. Num pasto verde e também terroso, cantigas e brincantes são apresentados. Bois que trabalham exaustivamente e bois cuja função simplesmente é manterem-se parados para que a mais bela e suculenta carne seja preparada para a mesa. O destino de todos: o abate! Dentro desse universo surge, de forma lúdica, Catirina e os Bois-Bumbá. O encanto e desejo pelas línguas são aguçados: línguas desconhecidas, línguas que se expõem pelos gritos, gradualmente são cortadas, abafadas e silenciadas. Sinos que anunciam a manada. Saias que dançam suas alegrias. O nascimento, o batismo, a morte e a ressurreição são realizados de forma poética.

As apresentações que começaram em outubro, continuam neste sábado (5) às 20h e também no domingo (6) às 19h, e durante a próxima semana, nos dias 12 e 13, no horário das 20h, aos sábados, e às 19h no domingo.

Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.

A entrada é franca, informações 2229-5043 ou [email protected]. Rua Frnacisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

- PUBLICIDADE -