A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (Aapah) emitiu uma carta com oito propostas à futura administração do prefeito eleito Guti (PSB) sobre as melhorias que podem ser feitas nos patrimônios culturais da cidade.

Uma das prioridades citadas no documento será a promoção de ações de proteção aos patrimônios culturais tombados, com especial atenção para o Casarão José Maurício, o Sítio da Candinha, o Paço Municipal e o Santuário Nossa Senhora de Bonsucesso.
“Vale destacar que o Sítio da Candinha deve ser preservado e restaurado. Não é preciso muito dinheiro para isso, basta que o governo se mobilize para a causa. Se o local for reformado vamos dar um uso cultural e faremos atividades educativas no município”, disse o professor guarulhense e diretor executivo da Aapah, Elmi Omar.

Ele ressaltou que a associação apresenta as propostas desde 2005 ao Executivo. “Estamos lutando para a aplicação das melhorias nos patrimônios. A nova gestão já abriu a linha de diálogo sobre as propostas e estamos otimistas quando a execução delas”.
Outra ação sugerida é a elaboração de uma lei específica que conceda a isenção de pagamento de tributos municipais aos proprietários dos imóveis tombados, conforme o artigo 41 da lei 6573 de 19 de outubro de 2009.

A entidade sem fins lucrativos tem como objetivo fiscalizar a conservação dos patrimônios materiais e imateriais do município. Ela também promove ações e projetos que envolvam a educação, a publicação de livros, turismo social e cultural e a disseminação de informações ligadas ao turismo e a história local.
A ação mais próxima será neste sábado (12), a partir das 8h, no Arquivo Histórico de Guarulhos localizado na rua Tapajós, na região do Jardim Barbosa. O tema do seminário será sobre os “Desafios urbanos para a conservação do patrimônio cultural”. Para participar, basta mandar um e-mail para contato@aapah.org.br ou ligar no telefone 3380-7772.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here