Guarulhos atinge mais de 1,1 milhão de processos em tramitação na justiça

- PUBLICIDADE -

O total de processos em andamento ou tramitação na justiça de Guarulhos já alcançou mais de 1,1 milhão só no mês de setembro. Segundo os dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) divulgados ontem, os trâmites se referem às áreas cíveis, criminais, execuções fiscais, infância e juventude de juizados especiais. Com base nos números, uma média de 86% da população teria algum tipo de processo tramitando na justiça da cidade.

Segundo o levantamento, a área de execução fiscal é a campeã de ações em andamento. São 957.319 casos ativos nas comarcas da cidade. Os números representam 84% do total de processos.

A execução fiscal se aplica a um procedimento da Fazenda Pública que requer de contribuintes inadimplentes o crédito que lhe é devido, utilizando-se do Poder Judiciário.

Em setembro, a inadimplência do consumidor em Guarulhos subiu 2,2% no acumulado do ano, de acordo com os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC). Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, houve elevação de 3,3%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), queda de 0,4%.

A pesquisa mostra também que foram distribuídos pela jurisdição do Fórum de Guarulhos, 11.708 mil processos, ou seja, casos que ainda não foram julgados e estão em andamento.

O aumento nos números de ações na justiça do Brasil é preocupante. Segundo os dados da Justiça em Números, em 2014 passaram pela jurisdição dos 90 tribunais brasileiros, 99,7 milhões de processos.

Os resultados representam 70,8 milhões de processos pendentes e 28,9 milhões de casos novos registrados no ano passado. Os números representam um processo para cada duas pessoas.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -