Cartórios da cidade 48 casamentos homoafetivos em 2015, diz o IBGE


Os cartórios de Guarulhos registraram 48 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2015. O resultado apresentou uma estabilidade em relação ao ano passado, quando foram registradas 47 uniões.
Segundo a pesquisa Estatística do Registro Civil 2015, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram registrados 31 casamentos entre mulheres e 17 matrimônios entre homens. Em 2014, 33 mulheres registraram o matrimonio, contra 14 dos homens.

No entanto, os números de casamentos apresentaram uma leve queda no município. No ano passado, foram oficializadas 9.015 uniões, enquanto que em 2014 o número chegou a 9.146 matrimônios.
A cidade não seguiu a tendência nacional do aumento de casamentos, já que o IBGE apontou um crescimento de 2,8% no total de matrimônios realizados em 2015. O órgão também mapeou as separações judiciais e os divórcios concedidos no ano em 1ª instância e separações e divórcios por escritura pública.

Os divórcios em 1ª instância entre casais guarulhenses apresentaram diminuição de 2% no ano passado. Em 2015, a cidade anotou 2.878 divórcios contra as 2.812 separações efetuadas no ano passado.
Segundo o IBGE, no Brasil, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio foi de 15 anos. A análise, e todos os dados da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, são o resultado da coleta das informações prestadas pelos cartórios de registro civil de pessoas naturais, varas de família, foros ou varas cíveis e os tabelionatos de notas do país.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -