Guarulhos tem uma UBS para cada grupo de 19 mil habitantes

- PUBLICIDADE -

A falta de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os moradores de Guarulhos sobrecarrega o serviço na rede para quem precisa do atendimento médico. Segundo dados da Secretaria de Saúde a cidade, que possui 1.337.087 habitantes, tem 68 unidades, ou seja, uma UBS para atender uma média de 19.663 guarulhenses.

A diferença pode ser observada ao se comparar Guarulhos com Campinas. O terceiro maior município do estado, com 1.173.370 habitantes, conta com 63 UBS para atenderem em média 18.624 moradores.
O número é aceitável pelo Ministério da Saúde que considera favorável uma UBS para cada 15 a 20 mil habitantes. No entanto, a situação seria diferente se as obras de unidades de saúde em andamento fossem entregues pela pasta.

Além da falta de UBSs, Guarulhos também sofre com a falta de médicos. Hoje, a rede municipal de Saúde conta com cerca de 1.300 médicos, sendo 39 profissionais dos Programas Mais Médicos e Provab. Em novembro, o município perdeu 10 médicos do programa federal que voltaram ao país de origem, por conta do término das atividades, e outros 10 deixaram a cidade neste mês pelo mesmo motivo.

- PUBLICIDADE -