Zoológico oferece programação especial de férias para a família

Assunto: Paisagismo no Zoológico Local: Zoológico Data: 17.07.2015 Foto: Jair Malavazi/PMG
- PUBLICIDADE -

O zoológico de Guarulhos está com programação especial até o dia 31 de janeiro. São diversas palestras com os mais variados temas, como o tráfico de animais, a importância das aves e o atropelamento de fauna. Além da roda de conversa, quem visitar o zoológico, terá a oportunidade de conhecer a exposição artística sobre a biodiversidade, disponível durante todo o mês de janeiro.

Com o período de férias escolares, o zoológico aproveita o mês para realizar atividades voltadas para pais e filhos. Esse é um dos períodos que mais atraí visitação, e segundo a bióloga Flávia Quiroga, os participantes das atividades do zoológico nas férias chegam a um número de 300 pessoas.

Além das atividades, há uma grande diversidade de animais. “São aproximadamente 500 animais, entre aves, répteis e mamíferos. E como o local é bastante arborizado, também temos os animais de vida livre, entre eles, aves, anfíbios, e uma variedade imensa de insetos, como besouros, borboletas e libélulas”, disse a bióloga Flávia Quiroga.

Programação segue até o dia 31 de janeiro

A programação de palestras da bióloga Flávia Quiroga com os visitantes segue até o dia 31 de janeiro, sempre em dois horários, o primeiro pela manhã, às 9h, e o segundo, às 13h30. As rodas de conversa possui duração de 1h30, e dependendo de um grande número de participantes ou das condições climáticas, em caso de chuva, por exemplo, a atividade será cancelada.

No dia 20, acontece à atividade “Mão na Cobra”, com o objetivo de desmistificar o medo que as pessoas possuem com as cobras, além de aprender a preservar o animal. Já no dia 24, o tema da palestra é a importância das aves para o meio ambiente, com os benefícios, malefícios e hábitos alimentares, tudo voltada para importância da manutenção do equilíbrio ecológico.

As palestras continuam com mais atrações no dia 25, com o tema “Atropelamento da Fauna”. O objetivo dessa conversa é mostrar para os visitantes o aplicativo sistema urubu, que funciona com o objetivo de monitorar rodovias, ou seja, caso alguma pessoa fotografe um animal silvestre atropelado, ela envia no aplicativo, que chega para um grupo de especialistas analisarem possíveis melhorias no local.

As últimas duas palestras são no dia 26 e 31. A primeira será sobre o tráfico de animais, a terceira maior renda ilícita do mundo, e a última atividade da programação de férias será no dia 31, sobre o atropelamento da fauna.

Exposição sobre a biodiversidade

Até o final do mês de janeiro, acontece a exposição “Um Olhar artístico sobre a biodiversidade”, com diversas fotografias da fauna e da flora. A exposição é a única que segue durante os finais de semana do zoológico, pois as palestras são realizadas apenas durante a semana.
A exposição reúne obras de cinco artistas, entre eles Luizana Migueis, Renata Lages, Péricles Almeida, Valéria de Morais, Viviam Schmaichel.

O zoológico de Guarulhos está localizado na avenida Doná Glória Pagnonceli,344 no Jardim Rosa de França. O zoológico abre de terça à domingo, das 9h às 17h, e para as escolas que desejam realizar a visita no local, devem ligar para o Setor de Educação e Conservação da Biodiversidade, através do número 2455-6497.

Reportagem: Ulisses Carvalho

- PUBLICIDADE -