Guarulhos é a 1ª cidade do estado a implantar o Via Rápida neste ano

- PUBLICIDADE -

Das 645 cidades do estado de São Paulo, apenas 132 possuem o sistema informatizado para inscrição de novas empresas nos respectivos municípios denominado de Via Rápida. E Guarulhos, a partir desta quinta-feira, 16, passa a integrar esta lista de cidades com acesso ao sistema, além de ser o primeiro município do estado de São Paulo a confirmar sua implantação.

Entretanto, apesar da assinatura do protocolo de intenções para a implantação, o Via Rápida estará disponível aos empresários que almejam abrir um empreendimento comercial ou industrial apenas a partir do dia 4 de abril. O objetivo central desta proposta é agilizar o processo de regularização e abertura das mesmas em até 48 horas.

“Não foi fácil chegar neste momento tão rápido e não é simplesmente uma decisão do Rodrigo Barros (secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação), mas é uma ação que passou por diversos processos. Os secretários estão se ajudando e o Via Rápido é um marco. Eu sozinho não iria fazer nada. A sociedade abraçou esta meta de fazer Guarulhos voltar a crescer”, explicou o prefeito Guti (PSB).

De acordo com Guti, a administração pública levava cerca de 3.120 horas para fornecer a documentação necessária para o funcionamento legal de qualquer estabelecimento de atividade financeira ou filantrópica. Contudo, o chefe do Executivo ressalta que a iniciativa tende a beneficiar cerca de 70% de empreendedores cuja atividade seja classificada de baixo risco.

“Pra quem quer empreender independente do tamanho da empresa é um avanço extraordinário. E para a gente conseguir mais empregos, condição esta que o País vem sofrendo, é outro avanço. Os projetos para a cidade estão saindo rápido do papel por que vocês secretários estão trabalhando juntos”, concluiu.

Reportagem: Antônio Boaventura
Foto: Márcio Lino

- PUBLICIDADE -