Sete mil livros infantis serão distribuídos no Terminal São João

Foto: Sidnei Barros/PMG

Sete mil livros infantis serão distribuídos no Terminal São João, em Guarulhos, nesta terça-feira (18), das 9h30 às 16h. A ação da Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região), em parceria com o Grupo Projetos de Leitura, e com apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito marca a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e visa estimular a leitura.

A distribuição será acompanhada pelo escritor Laé de Souza, autor de livros infantis, que estará no local para conversar com os pequenos leitores seus acompanhantes. Laé é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e em Administração de Empresas. Ele é autor de vários projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos, e também coordenador do Grupo Projetos de Leitura há 17 anos.

A proposta faz parte do projeto “Viajando na Leitura”, que tem o objetivo de promover a circulação dos livros doados. Por isso, em todas as obras, o leitor encontra um adesivo na capa com a frase “Leia-me e me esqueça por aí”. Na primeira página, há mais informações e um pedido para que, após a leitura, o exemplar seja deixado em outro local do sistema de transporte para dar continuidade ao projeto.

“A ideia é que os usuários leiam durante as viagens, levem o livro para ler com os filhos, e depois deixem em um ônibus ou em algum terminal. Dessa forma, outras pessoas terão oportunidade de leitura”, explica Marcio Roberto Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Os livros são ilustrados e contam histórias que estimulam a criatividade do público infantil. A expectativa do autor é contribuir para que os pais leiam com os filhos e descubram o prazer da leitura. “A proximidade com o livro permite que o indivíduo desenvolva melhor a sua ortografia, imaginação, criatividade e a possibilidade de desfrutar de muitas histórias interessantes. Sair para o trabalho ou voltar para casa e receber um livro pode despertar a curiosidade e o interesse pela leitura, e quem sabe criar o hábito de ler com os filhos. Por que não?”, afirma o escritor.

Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e reúne várias iniciativas de incentivo à leitura, aprovadas pelo Ministério da Cultura. Com sede em São Paulo, o Grupo Projetos de Leitura atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: criar o hábito da leitura.

Serviço:

Dia Nacional do Livro Infantil no Terminal Urbano São João

Dia 18 de abril, das 9h30 às 16 horas

Estrada Guarulhos – Nazaré, s/n – Jardim São João

- PUBLICIDADE -