Pronta há três anos, UPA Cumbica não foi inaugurada e virou ponto de drogas

- PUBLICIDADE -

Fechada, com pintura abandonada, e equipamentos lacrados. Essa é a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Cumbica), localizada na rua dos Jesuítas. As obras foram finalizadas em 2013, após uma paralisação durante o ano de 2012, e desde então, foram adiando a inauguração, e com o abandono do local, usuário de drogas utilizam o espaço.

“É o ponto de encontros dos dependentes químicos, tanto na parte do dia, quanto a noite, onde flagrei até 10 indivíduos no local”, disse a assistente de saque Midiã Sena, que enquanto espera a inauguração da UPA, se desloca para bairros mais distantes para receber o atendimento, como o Alvorada ou Maria Dirce.

Existe o risco de vencimento dos equipamentos que estão na UPA. Há também um raio-x, que está em falta em muitas unidades na cidade, porém na UPA de Cumbica, está trancado e sem utilização. Além da unidade no bairro de Cumbica, existe também a UPA no Jardim Paulista que segue sem previsão para inauguração.

Questionada, a Secretária de Saúde, disse que durante a gestão anterior não havia uma data especifica para inauguração, porém, não informou nenhum prazo para a reportagem do HOJE. “A fiscalização era precária, mas a atual gestão já está adotando providências para reforçar a segurança no local. Quanto aos equipamentos que estão no local, eles são bens permanentes e, portanto, não têm prazo de validade”.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

- PUBLICIDADE -