Semana Mundial do Brincar promove atividades em diversos espaços da cidade

- PUBLICIDADE -

O “Brincar que Encanta o Tempo” é o tema da V edição da Semana Mundial do Brincar, que acontece a partir deste domingo (21), até o outro domingo (28). Neste período vários países estarão promovendo atividades abertas ao público, incentivando o ato do brincar, que deve fazer parte de todas as fases da vida, principalmente, como direito da infância e defendendo que a criança tenha tempo, espaço e liberdade para brincar.
O evento tem a realização da Organização Social Aliança para a Infância e é promovido pela Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Guarulhos.

Atividades
Durante toda a semana, diversas atividades acontecerão nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos, CEUs, Centros de Incentivo à Leitura, praças, parques, teatros, bibliotecas, zoológico, entre outros. Entre elas, brincadeiras tradicionais, circuitos, cirandas, corda e elástico, danças, artes, leitura, contação de histórias e muito mais estão reservados para a criançada.

A ideia é que adultos e crianças possam usar sua criatividade e imaginação para encantar ruas, praças, casas e escolas, proporcionando a quem brinca momentos de prazer e entretenimento numa perspectiva de envolvimento de todos.

Programação:

A programação está espalhada pela cidade, em pontos como o Lago dos Patos, Bosque Maia, Centro de Referência ao Idoso, Praça das Pedras e o zoológico. No Parque Fracalanza, haverá apresentações do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), além de brincadeiras no parque e também atividades com materiais recicláveis, com o grupo Cirandarte Educação Infantil.

As atividades de recreação também estão nos shoppings da cidade. No Internacional Shopping Guarulhos, haverá a Estação Tempo de Brincar, organizada pelo curso de Educação Física da Universidade Guarulhos (UNG), além de uma oficina de construção de brinquedos no dia 28. Já o Shopping Pátio Guarulhos, terá gincanas, pintura de rosto, brinquedos e jogos pedagógicos.

No Shopping Pátio Guarulhos, as atividades serão maiores, com oficinas de fantoches, Projeto Patins na Veia, com aulas para crianças e adultos, e haverá também a participação do grupo circense Naniko Circus, com a apresentação Palhaçaria Mix, e o resgate a cultura das brincadeiras de rua através da Associação das Escolas Particulares (AEG).
Já no zoológico, a programação segue com a apresentação do canil da GCM, comemoração ao dia da tartaruga, no dia 24, conversa sobre o tráfico de animais e circulo de percussão, com a participação do Conservatório Municipal de Guarulhos (CEMEAR).

A Semana Mundial do Brincar ocorre em mais de 20 pontos espalhados pela cidade. Para conhecer quais os pontos das atividades culturais, acesse a programação no site da prefeitura:
http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/brincar/programacaoSemana.php

- PUBLICIDADE -