Obra de contenção de córrego no Jardim Fortaleza é concluída

A Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) entregou no último sábado, 27 de maio, uma obra de contenção do córrego localizado na avenida João Collado, no Jardim Fortaleza. O prefeito Guti, o diretor-presidente da empresa, Leonardo Lago, e o diretor técnico, Joel Rodrigues, estiveram presentes na solenidade.

Ao todo, foram construídos 1.327,5 metros cúbicos (m³) de muro de gabião, 11 metros de assentamento de aduelas, 300 metros de guias e sarjetas, 500 metros quadrados (m²) de grama plantada, 870 m² de pavimentação da avenida, 8.350 m³ de terra movimentada, 3.150 m² de conservação de vias de terra no bairro, 40 metros de assentamento de guarda corpo, e ainda 50 árvores plantadas.

“A obra mudou minha vida. Não tinha rua, e começou a aumentar o buraco, passei várias noites sem dormir preocupada. Estou muito feliz, e hoje posso dizer que moro em uma rua e tenho orgulho do meu endereço”, disse Ivone Bezerra da Silva, que mora na avenida João Collado há 15 anos.

Guti ressaltou a necessidade da obra, principalmente pela questão de segurança. “As casas estavam praticamente caindo para dentro do córrego, com risco de desmoronamento, por isso investimos neste trabalho que era extremamente necessário para a região”, afirmou o prefeito.

A obra de recomposição e contenção foi a primeira do tipo realizada pela Proguaru e gerou um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Para executar os serviços foram utilizadas uma escavadeira hidráulica, retroescavadeiras, caminhões e uma equipe de pedreiros. O curso do córrego, que desemboca no rio Baquirivu, chegou a ser desviado temporariamente. A ação teve autorização ambiental e ocorreu em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil.

Foto: Rafael dos Anjos/Comunicação Proguaru