Prefeitura apresenta ações e planejamento para o setor econômico da cidade

- PUBLICIDADE -

As ações e o planejamento para fortalecer a indústria local foram apresentadas pela Prefeitura aos empresários na sede regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo –Ciesp, nesta terça-feira (13). Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos – SDCETI, Rodrigo Barros, falou das perspectivas e ações que estão sendo realizadas pela administração municipal.

Barros iniciou a sua exposição agradecendo a toda a equipe de trabalho pelos quase seis meses de empenho em favor dos diversos segmentos da economia. A seguir, apresentou o seu mantra ‘O poder está nas mãos das pessoas’, enfatizando que o cidadão pode e deve ser o protagonista da sua história. “A geração atual e as próximas precisam ampliar esse protagonismo”, afirmou.

Durante sua explanação, o secretário elencou as 10 diretrizes da Pasta, sempre com ênfase para as ações que já apresentam resultados mensuráveis. Com o propósito de fortalecer o ambiente de negócios, Barros destacou o Via Rápida, programa que agiliza a abertura de empresas na cidade. “Desde 4 de abril, quando foi implantado, o sistema já contabiliza mais de seis mil solicitações de abertura, com 3.500 deferimentos de viabilidade no prazo de 48 horas. Além disso, foram expedidos mais de 1.000 licenciamentos no período”, afirmou.

No tocante à implantação de equipamentos de tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico, Rodrigo Barros mencionou os planos para a concretização dos idealizados Parque Tecnológico, do Centro de Convenções e da Arena Multiúso. No campo do fortalecimento do turismo corporativo, o secretário foi enfático: “Vamos criar o Museu da Aviação, afinal aqui está o maior aeroporto do pais”.

Sobre a importância das 10 diretrizes para a cidade, o próprio Rodrigo Barros respondeu: “As diretrizes norteiam as ações da Secretaria em favor da economia guarulhense”. Foram apresentados, também, os projetos da Semana do Conhecimento e da Olimpíada da Criatividade; além do Compete Guarulhos (que irá desenvolver a competitividade e a produtividade das empresas locais), do Incentiva e do Zela Guarulhos.

Agenda Econômica

O anfitrião do evento, o diretor-titular do Ciesp, Maurício Colin, afirmou que o prefeito Guti montou uma equipe disposta a servir de pronto-atendimento para os empresários e empreendedores. “Esta é uma nova forma de gerenciar a cidade; ou seja, as demandas encaminhadas têm sempre resposta”, disse Colin.

O diretor de Relações Industriais e Comerciais da SDCETI, Adam Kubo, divulgou que a segunda edição do Caderno Econômico de Guarulhos será lançada no dia 6 de julho, às 8h30, na empresa Doremus Alimentos (rua Santa Maria do Pará, 32 – Bonsucesso). “O tema principal dessa edição será o Observatório de Turismo”, adiantou. O primeiro Caderno Econômico de Guarulhos foi lançado na Faculdade Eniac, no dia 14 de março, com palestra do economista Gesner Oliveira.

Estiveram ainda presentes ao encontro, Antonio Roberto Marchiori, representando a Incubadora Tecnológica Agende Guarulhos; o diretor da Associação dos Empresários de Cumbica – Asec, Júnior Araújo; o gerente do escritório regional do Sebrae, Marcelo Paranzini, além do secretário-adjunto Martinho Risso e diretores da SDCETI, e empresários do setor industrial.

- PUBLICIDADE -