Gestão Guti diz que nova empresa irá administrar aterro por 30 meses


A substituta da Enob Engenharia Ambiental, contratada de forma emergencial no mês anterior, não tem prazo definido para ser conhecida, porém, a mesma terá um período de 30 meses para administrar o aterro sanitário da cidade. A Prefeitura afirma que o processo de contratação deve ser iniciado nos próximos dias.
Entretanto, a Administração Pública revelou que o processo de licitação está em fase de instrução, termo de referência, orçamento e contingenciamento. Nos próximos dias o processo será enviado para a Coordenadoria Geral de Licitações e Contratos. Sem maiores detalhes, o Governo Municipal ressalta que o edital estará disponível em breve para consulta pública.

A gestão do aterro sanitário foi objeto de investigação da Câmara Municipal. Vereadores decidiram instaurar a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o processo de aquisição do aterro sanitário pela Prefeitura da Quitaúna. Essa compra, que ocorreu no final da administração do então prefeito Sebastião Almeida, no ano passado, custou aos cofres públicos à quantia de R$ 3,4 milhões.
Apesar da comissão do parlamento guarulhense definir que houve irregularidades na compra da área e de solicitar a interrupção dos pagamentos para a Quitaúna, antiga proprietária do terreno, a Prefeitura manteve as operações no local e entende que com a conclusão das fases 6 e 7 que durarão em média mais 1,5 ano. As fases 9 e 10 garantirão mais 12 anos aproximadamente.

Substituta da Quitaúna na gestão do aterro sanitário, a Enob permanece nesta condição até o início do mês de agosto deste ano. A empresa paulista foi contratada pelo valor aproximado de R$ 7 milhões por 90 dias. Ela também administra os aterros das cidades de Cotia (SP), Embu das Artes (SP), Itapevi (SP), Jacareí (SP) e Piracicaba (SP).

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]

- PUBLICIDADE -