Nove Unidades Básicas de Saúde vão atender a população neste sábado

- PUBLICIDADE -

Desde o início de maio, com o lançamento do pacote emergencial Saúde Agora, a Prefeitura passou a abrir pelo menos oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) por sábado, para facilitar o acesso da população à assistência, especialmente daquelas pessoas que trabalham fora e não podem comparecer a uma UBS durante a semana. No próximo dia 24, nove unidades irão funcionar, das 8 às 17 horas: Munhoz, Paraventi, Cidade Martins, Morros, Carmela, Fortaleza, Bambi, Cumbica II e Normandia.

Aos sábados, a população encontra nas UBS atendimento médico, coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), testes rápido para detecção do HIV e sífilis, bem como atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família. Além disso, as pessoas ainda podem participar de ações educativas e regularizar questões administrativas. Neste dia 24, as unidades ainda oferecerão programação para prevenção ao uso de drogas.

As atividades integram a 9ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, promovida pelo Comad (Conselho Municipal de Política sobre Drogas), cuja programação na área de Saúde terá início nesta sexta-feira (23) e se estende até o próximo dia 1º. Dentre as ações previstas, destacam-se rodas de conversa, distribuição de material educativo e busca ativa de pessoas ou famílias vulneráveis à problemática das drogas.

Ampliação da assistência

A iniciativa de abertura das unidades aos sábados tem agradado a população. “Estou achando ótimo, porque às vezes na correria do dia a dia, a gente não tem tempo para vir durante a semana e aos sábados facilita muito. Eu adorei o atendimento aqui, o médico é super atencioso”, elogiou Regilene Aparecida de Oliveira, que acompanhou o sobrinho Gabriel Matos Albuquerque, de dois anos, em uma consulta ao pediatra da UBS São Ricardo no último dia 10.

Somente no mês de maio, a medida já resultou na oferta de 2.423 consultas médicas e 404 odontológicas; 1.038 exames de prevenção do colo de útero coletados; 806 testes rápidos realizados; 2.634 atualizações efetuadas, sendo 1.060 do Programa Bolsa Família e 1.574 de cadastro E-SUS; e 1.334 vacinas aplicadas.

Foto: Márcio Lino

- PUBLICIDADE -