Prefeitura inaugura espaço para mulheres vítimas de violência

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, inaugura nesta segunda-feira, dia 3, às 16h, o novo Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica “Rosas, Margaridas e Betes”, na rua Paulo José Bazzani, 47 – Macedo. A entrada para o evento será pela rua Claudino Barbosa, 313 (sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Secel).

Segundo a subsecretária Verinha Souza, o novo espaço tem estrutura para atender mulheres entre 18 e 60 anos, prestando acolhimento, acompanhamento social, psicossocial e orientação jurídica. “O objetivo é romper com a situação de violência na cidade e promover a igualdade de gênero. O nosso desafio diário é oferecer serviços de qualidade e respeito a todas as mulheres que necessitam de atenção e apoio”, afirmou.

Nome e homenagens

O nome do centro de atendimento é uma referência histórica a grandes mulheres:

Rosa de Luxemburgo – Revolucionária teórica marxista alemã de origem polonesa e fundadora dos partidos comunistas da Polônia e da Alemanha. Começou sua militância política socialista ainda adolescente. Por suas firmes posições políticas, foi duramente perseguida e brutalmente assassinada em 1919.

Margarida Alves – Foi presidente do sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, e lutou contra o poder dos latifundiários. Em 12 de agosto de 1983 foi covardemente assassinada com um tiro no rosto na frente de seu filho de 10 anos de idade.

Beth Lobo – Dedicou sua vida na luta pelos direitos femininos, e se destacou como advogada de presos políticos; foi grande defensora do fim da ditadura militar. Morreu em 1988 em um suspeito acidente de carro, quando visitava grupos de sindicalistas rurais em João Pessoa, na Paraíba.

Serviço

Inauguração do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica “Rosas, Margaridas e Betes”

Data: Segunda-feira – 3 de julho

Horário: 16h.

Local: rua Paulo José Bazzani, 47 – Macedo (no dia do evento, a entrada será pela rua Claudino Barbosa, 313 – Secel)

- PUBLICIDADE -