Projeto que busca ajudar moradores em situação de rua acontece neste sábado


A 2º edição da The Street Store em Guarulhos ocorre neste sábado, dia 1º, das 8h às 17h, na praça Getúlio Vargas (Centro). A ideia é montar um shopping na praça com roupas, bolsas e sapatos usados e em bom estado para a população em situação de rua possa escolher o que gostaria de vestir como se estivesse em uma loja. No local, serão instaladas tendas para os moradores em situação de rua como a de higiene, saúde (testes de diabetes, DST/Aids, pressão arterial, entre outros), estética, leitura, piscina de bolinhas, pula-pula e atrações artísticas, como a banda de reggae Abrão Sarai, Djanguru Sistema de Som e o Dj Léo Kp, que tocarão durante a tarde. Haverá também atendimento de Saúde.

O projeto, que começou na Cidade do Cabo (África do Sul) em 2014 e que já atingiu diversos países, é sucesso mundial e consiste em arrecadar o máximo de roupas, sapatos e acessórios para colocá-los à disposição das pessoas em rua em uma loja gratuita ao ar livre, permitindo que escolham seus itens.

O evento é coordenado pelo coletivo Raízes do Bem, que atua voluntariamente no município há mais de três anos, coletando doações para necessitados, ajudando escolas, instituições de caridade, centros educacionais e sociais e entidades de apoio à vida. Conta com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e de Saúde.

Doações

No ano passado, aproximadamente 5 mil peças de roupas doadas foram distribuídas para a população em situação de rua de Guarulhos durante a 416ª edição mundial do The Street Store e a primeira no município, que aconteceu na praça Getúlio Vargas. Foram atendidas cerca de 500 pessoas carentes em situação de vulnerabilidade, desde crianças a idosos. Este ano, o objetivo é superar a quantidade de beneficiados de 2016. Para isso, os organizadores contam com a solidariedade de doadores e pessoas disponíveis para auxiliar nos serviços.

Os pontos de arrecadação localizam-se nos condomínios Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Parque Cecap, mas é possível solicitar a retirada da doação pelos telefones (11) 98058-3647 ou (11) 96422-1886. Para voluntariar-se, é preciso se inscrever por meio de um formulário disponível na The Street Store Guarulhos, a página do evento no Facebook.

- PUBLICIDADE -