O prefeito Guti (PSB) afirmou durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Paulista na quinta-feira (29), que pretende unificar as instalações do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) em um único prédio. O custo desta operação, segundo o chefe do Executivo, é de aproximadamente R$ 30 milhões.

“Nós temos o sonho de verticalizar o hospital. E com a verticalização, por exemplo, sairíamos do aluguel de um de nossos hospitais e conseguiria concentrar tudo em um só lugar. O nosso centro de custo reduz. O nosso problema é a construção. Hoje, Guarulhos não tem como custear a construção”, explicou.
Mas, para que a unificação das unidades de saúde possa se tornar realidade, Guti afirmou que é necessário a equalização das contas públicas do município. A cidade possui uma dívida aproximada de R$ 7,5 bilhões.

O prefeito também não descarta uma parceria com a iniciativa privada, via sistema built to suit (construindo para servir), onde parceiros arcam com os custos da construção e a prefeitura custeia mensalmente durante período determinado o aluguel do imóvel aos investidores.
“A própria secretaria da Saúde já desenvolveu um projeto, mas ainda não temos o principal, que são os recursos financeiros. Nós imaginamos que equalizando todas as contas públicas a gente consiga dar ordem de início no ano que vem, porém, isso depende muito das condições das finanças do município”, justificou.

Na última semana, o prefeito se dirigiu a Brasília (DF) para um encontro com Antônio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo, para pleitear uma verba suplementar à saúde. Contudo, ele não revelou qual seria o destino da aplicação deste valor solicitado.

Reportagem: Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Foto: Ivanildo Porto

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia, eu gostaria de falar sobre o Hospital HMU de Guarulhos. Dia 02/08 fui até até pq tinha uma consulta para fazer um raio x da boca e o médico estava de férias. A secretaria mandou voltar na semana seguinte 9/08 e chegando la a máquina não estava conectando com a Internet. Tiraram o raio x e até agora não me enviaram por e-mail… aliás nunca vi mandar raio x por e-mail… Pelo visto acho que vou ter que pagar pq o que ja gastei não vai compensar voltar. Resumindo quero dizer que o Hospital está lindo mas as pessoas continuam as mesmas…tudo desorganizado e não informam os pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here