Usuário reclama da falta de remédio de tireoide nas UBSs

O usuário Daniel Corrêa Azevedo, motorista, 35, não consegue retirar o remédio Levotiroxina, para controlar a tireoide há mais de quatro meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos. O último ele conseguiu retirar apenas em uma UBS na cidade de São Paulo.
“Já na UBS Alvorada, Pimentas, Dona Luíza, Jandaia, Marcos Freire, Itapegica e até Cemeg”, disse o usuário que necessita tomar o medicamento diariamente, alegando que a secretaria de saúde informou que não ainda há previsão para estar disponível nas UBSs.

Daniel começou com o problema em 2015, quando chegou a ser internado no Hospital Geral de Guarulhos (HGG), e alega que com a falta do medicamento para a tireoide, pode desregular os hormônios do corpo, além da falta de ar. A reportagem do HOJE entrou em contato com a secretaria de saúde, que afirmou constar entregas pendentes do medicamento desde o final de 2016.

“informamos que possuímos um contrato vigente para aquisição deste medicamento, porém as entregas estão pendentes desde o final de 2016. O fornecedor alega que entraves financeiros o impedem de cumprir com a programação estabelecida pelo município e os setores responsáveis desta Secretaria já estão mobilizados para resolução deste problema com a maior brevidade possível. Acrescentamos que as compras acontecem sistematicamente de modo a serem concluídas antes do vencimento do contrato. Desta maneira, já há outra compra em andamento para este fim”.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]