Maior circuito de Teatro de Rua do Brasil está de volta a Guarulhos


A 12ª edição Estadual do Teatro Nos Parques acontece gratuitamente em parques públicos da Capital Paulista, Grande São Paulo e Interior, de 2 de julho a 27 de agosto. Serão 25 apresentações, de 24 grupos, em 14 parques.

No dia 22 de julho, às 16h, estará no Bosque Maia, em Guarulhos, com o espetáculo “Água” d’A Próxima Companhia em parceria com Clã – Estúdio das Artes Cômicas, com a direção de Cida Almeida, traz seis palhaços em cena à procura da água que sumiu. Trata-se de uma história contada em quadros que abordam a problemática da água sob diversos pontos de vista: desde questões relativas à responsabilidade socioambiental, até às metáforas usadas popularmente com a palavra água. A obra possui linguagem híbrida com circo, a máscara do palhaço, o teatro e a pantomima. A questão da água serve como um fio condutor, um incremento ao recurso dialógico que permitiu colagens peculiares de números e quadros. A proposta é um grande espetáculo para todas as idades. Cenário e música são trazidos pelos palhaços ao picadeiro-piscina. A peça procura, de maneira inusitada, tratar de questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água.

A programação segue na Capital e Grande São Paulo nos parques: Trote (Vila Maria), Cemucam (Raposo tavares), Rodrigo de Gásperi (Pirituba), Espaço Verde Chico Mendes (São Caetano do Sul). Depois viaja para o Interior Paulista passando por São José dos Campos, Marília, Sorocaba, Pindamonhangaba, Araçariguama e Araçatuba.
Grupos renomados com repertórios aclamados compõem os espetáculos que trazem Circo, Teatro de bonecos, Palhaços, Cultura Popular, Fauna Brasileira, Comédia Dell’Arte além de peças inspiradas em obras e pesquisas de: Clarice Lispector, Heitor Villa Lobos, Luís da Câmara Cascudo, Silvio Romero além da adaptação do clássico de William Shakespeare para os parques.

Com a inserção do teatro, o parque se torna também uma opção cultural para além das práticas esportivas e de lazer. Essa é a essência do projeto: bem utilizar o espaço urbano.

O Projeto

Conhecido pelas peças de qualidade e por ocupar os parques públicos com espetáculos de teatro gratuitos, o Teatro nos Parques surgiu em setembro de 2009 idealizado por Edson Caeiro e acontece gratuitamente com o objetivo de formar público, descentralizar a produção teatral, promover o acesso ao bem cultural em espaços abertos, levar espetáculos a todas as regiões da capital, grande São Paulo e interior do Estado atingindo todas as faixas etárias e classes sociais.

Em 2014, parques de seis capitais brasileiras se tornaram palcos para o projeto. Foram atingidas cerca de 36 mil pessoas em 26 Parques públicos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Realização da 1ª edição nacional somada às edições estaduais fizeram do Teatro Nos Parques o maior circuito de teatro de rua do país somando 443 apresentações para um público estimado de 230 mil pessoas.

Veja a programação completa em:

www.teatronosparques.com.br/estadual

*Gênero: Teatro Infantil
*Classificação Livre
*Faixa etária
*Duração 60 minutos
22/07 – SÁBADO – 16h
BOSQUE MAIA
Avenida Paulo Faccini, s/n – Centro – Guarulhos – 6475-9861

- PUBLICIDADE -