Por decisão do Ministério da Saúde, Farmácia Popular da João Gonçalves é fechada

- PUBLICIDADE -

Por decisão do Ministério da Saúde, a Farmácia Popular do Brasil, localizada à rua João Gonçalves (Centro), teve as atividades encerradas nesta segunda-feira (31). A previsão de fechamento da unidade segundo havia anunciado a Secretaria de Saúde era para o mês de junho, porém, os trabalhos permaneceram até esta segunda-feira, lembrando que essa medida é válida para todas próprias do país.

Em contrapartida, o Ministério da Saúde promete ampliar os recursos destinados a estados e municípios para a compra dos medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica, que são destinados às doenças mais prevalentes e prioritárias da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde). Em Guarulhos, com o acréscimo do repasse a Secretaria de Saúde pretende fortalecer o estoque das farmácias da rede.

Além de aumentar o repasse financeiro em R$ 0,48 por habitante a estados e municípios, o Ministério da Saúde também pretende dar continuidade ao Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, que funciona mediante o credenciamento da rede privada de farmácias e drogarias comerciais, onde a população também tem acesso a medicamentos gratuitos ou com descontos que variam de 50 a 90%.

Com isso, a retirada de medicamentos agora deverá ser realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou em farmácias conveniadas.

- PUBLICIDADE -