Flávia de Paula é a nova comandante da PM em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

O secretário da Segurança Pública em exercício, Sérgio Turra Sobrane, participou na tarde desta terça-feira (22) da cerimônia de passagem do comando do Policiamento de Área Metropolitano 7 (CPA/M-7), sediado em Guarulhos. A nova comandante será a coronel Flávia de Paula Santos.

O CPA/M-7 é responsável pelo patrulhamento de sete cidades – Arujá, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e Santa Isabel, além de Guarulhos. A unidade conta com quatro batalhões metropolitanos: o 15º, o 26º, o 31º e o 44º – juntos, eles atendem cerca de 2 milhões de pessoas.

“Quero desejar a coronel Flávia, uma brilhante gestão dessa área tão grande. Sei que ela terá muito trabalho, mas confiamos na sua competência e dedicação. Tenho certeza que a população que compõe a área estará tranquila e satisfeita com o trabalho dela”, salientou Sobrane.

Com 49 anos, a nova comandante é carioca e ingressou na Academia do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo em janeiro de 1991. Flávia é formada em Educação Física (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1990) e em Ciências Jurídicas (Universidade de Taubaté, 2000).

Promovida a coronel em abril deste ano, ela possui especialização em policiamento ambiental, técnicas de ensino, gerenciamento de crises e negociação com reféns, além de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Durante a carreira, atuou no extinto 4º Batalhão de Policiamento Feminino (BPFem) e no policiamento do Vale do Paraíba, bem como atuou na 4ª Seção do Estado-Maior da PM. Lá, cuidou de imóveis, de convênios e, até ser promovida, de toda a logística da instituição nos municípios paulistas.

Detentora das maiores condecorações da Polícia Militar, Flávia de Paula Santos assume o comando de uma tropa de mais de 2.000 homens e mulheres no lugar do coronel Luiz Carlos Pereira Martins, que assume o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), responsável por toda a Grande São Paulo.

“Sinto-me extremamente prestigiada por assumir o comando dessa importante região e pode estar à frente dos valorosos homens e mulheres que aqui trabalham. Tenho que agradecer o comando geral pela confiança e por ter destinado esse grandioso CPA. Também dizer obrigada aos ex-comandantes da unidade por todo legado deixado”, destacou Flávia.

O comandante-geral da PM, Nivaldo Restivo, parabenizou a coronel pelo cargo e exaltou seu antecessor. “Quero agradecer o coronel Pereira Martins pelo comando que ele exerceu no CPA-M7. Ele se esforçou para oferecer sempre mais aos nossos policiais e a população e entregou a coronel Flávia um comando melhor”.

Pereira Martins tem 51 anos e serve à PM há quase três décadas. Antes de atuar no CPM e no CPA/M-7, foi chefe da Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública (APMSSP) e chefe do Estado-Maior do comando de policiamento da Baixada Santista e do Litoral Norte.

O evento contou também com a presença do subcomandante da PM, coronel Mauro Ricciarelli, a secretária chefe da Casa Militar, coronel Helena dos Santos Reis, o delegado seccional de Guarulhos, Adilson Aquino, a chefe de gabinete da SSP, Larissa Riskowsky Bentes, a diretora do IML de Guarulhos Ana Elizabeth Cavalera, entre outras autoridades.

Foto: Chello Fotógrafo
Crédito: SSP

- PUBLICIDADE -