Abertura de UBS beneficia cinco bairros neste sábado


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Novo Recreio, Soberana, Santos Dumont, Marcos Freire e Dona Luíza estarão abertas neste sábado (2), das 8 às 17 horas, para atender a população. A iniciativa, que integra o pacote emergencial Saúde Agora, anunciado pelo prefeito em maio passado, tem recebido a aprovação dos usuários.

“Passei com o médico. O atendimento é maravilhoso e muito importante, porque as pessoas que trabalham não podem usar a unidade durante a semana”, elogiou a costureira aposentada Maria Helena de Melo. Além de consultas médicas e odontológicas, aos sábados as UBS fazem coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), testes rápido para detecção do HIV e sífilis, bem como atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família. Além disso, ainda são desenvolvidas ações educativas, regularizadas questões administrativas e outras que se fizerem necessárias.

A abertura de Unidades Básicas de Saúde todos os sábados teve início em 6 de maio passado. Nesse período já foram realizadas 10.036 consultas médicas e 1.384 odontológicas; 2.447 exames de prevenção do colo de útero coletados; 5.087 testes rápidos realizados; 9.120 atualizações efetuadas, sendo 1.443 do Programa Bolsa Família e 7.677 preenchimentos de cadastro E-SUS; e 5.855 vacinas aplicadas.

- PUBLICIDADE -