Aeroporto de Guarulhos será o primeiro com a integração de trem na América do Sul

- PUBLICIDADE -

O Aeroporto Internacional de Guarulhos será o primeiro da América do Sul com a ligação de uma estação de trem, prevista para iniciar as operações em março de 2018. A nova Linha-13 Jade, tem estimativa de transportar 120 mil passageiros por dia, com tempo de viagem estimado em 15 minutos e intervalos de oito minutos.

A informação foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin. “Será o primeiro aeroporto da América do Sul interligado ao sistema ferroviário. Os trens já começam a ser construídos e têm o prazo de 23 meses para ficarem prontos”, disse.
No Brasil, o único aeroporto com propostas similares é o Salgado Filho, localizado em Porto Alegre. Há uma estação de metrô próxima, além da ligação entre os terminais ser realizada pelo Aeromóvel, um transporte automatizado, com a utilização de veículos leves e não motorizados, que entrou em operação durante agosto de 2013.

Atualmente as obras da Linha 13 Jade continuam com as estações Aeroporto e Parque Cecap, após a entrega da estação Engenheiro Goulart no dia 4 de agosto. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), 70% das obras já foram concluídas, e no momento, há serviços de soldagem em trilhos de barras longas, em uma construção que conta com 2.300 trabalhadores envolvidos.

Em reposta ao HOJE, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o terminal será o primeiro com integração a uma estação de trem. “Pelo que sabemos não há no Brasil”. Além da Anac, a CPTM também alegou que será a primeira no país, e revelou que concluiu um estudo sobre a viabilidade de ampliação futura da Linha 13. Entretanto, a retomada desse projeto está condicionada à disponibilidade de recursos financeiros.

Alckmin assina aquisição de oito novos trens para Linha- 13 Jade

O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã desta sexta-feira (01) o contrato para autorizar a fabricação de oito novos trens com bagageiro para a Linha 13-Jade.
“Cada trem tem oito carros, portanto são 64 carros novos para a linha que vai até o aeroporto internacional de Guarulhos”, afirmou Alckmin.

Os trens serão produzidos pelo consórcio Temoinsa-Sifang, que venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões – que realizou a menor proposta durante a licitação internacional.
“A Linha 13-Jade é a primeira linha construída exclusivamente para a CPTM em sua história – as anteriores foram herdadas da Fepasa e CBTU. Quando ficar pronta, teremos o Aeroporto Internacional de Guarulhos interligado ao sistema metroviário. É uma grande conquista não só para São Paulo, mas para todo o Brasil”, disse.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -