Quase 350 mil usuários baixaram o aplicativo do sistema de transporte público municipal

- PUBLICIDADE -

Implantado em março do último ano, o CittaMobi, aplicativo de informações sobre o sistema de transporte coletivo do município, atingiu a marca de quase 350 mil downloads. O usuário também conta com o aplicativo GuaruPag, que oferece a compra de créditos para os bilhetes eletrônicos Cartão Cidadão, Estudante, Professor e vales-transportes.

Lançado em março deste ano, o GuaruPag tem apenas pouco mais de 15 mil downloads. Ou seja, menos de 10% do número de usuários do CittaMobi, que fornece ao passageiro o tempo de espera do ônibus, as linhas disponíveis, a previsão de chegada e a partida dos ônibus de todas as linhas municipais da cidade.
“O aplicativo ajuda demais. A informação é precisa e você pode confiar. Sempre que aciono, o ônibus passa no horário certo. Por enquanto, no meu entender, está tudo perfeito. Aconselho aquele que ainda não tem o aplicativo, a fazer download”, disse o desempregado Fernando Hernandes, de 22 anos.

Entretanto, a Guarupass, empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da cidade, prevê a aplicação de novas tecnologias para o sistema, porém, não revelou quais são e quando estas podem estar disponíveis aos usuários. Contudo, a empresa apenas destacou que existem estudos para que novas tecnologias sejam implantadas.

No mês de junho, a empresa em parceria com a prefeitura implantou a rede wi-fi em quase 70 ônibus de distintas linhas. O custo para a inserção da tecnologia nestes veículos foi de R$ 117 300,00. A manutenção do sistema terá um custo mensal de R$ 1 200,00, que deve ser custeado através de ações comerciais pela iniciativa privada.

Já o ajudante geral Eduardo Dias, 24 anos, revelou que ainda não conta com o aplicativo como mecanismo de informação sobre o transporte público da cidade, porém, o mesmo afirma que pretende baixar o programa auxiliar em curto espaço de tempo.
“Tenho conhecimento. Não baixei ainda por que o meu celular não comporta a versão do aplicativo, mas pretendo baixar em breve”, declarou Dias.

Apesar de estudos para implantação de novos projetos, os usuários, segundo a Guarupass, solicitam a disponibilidade de outros mecanismos facilitadores para a compra de créditos. Um deles é a opção de aquisição dos créditos, por meio do cartão de débito. Sem qualquer prazo, a gestora informou que a solicitação será atendida na próxima atualização.

Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -