SP inicia campanha para atualizar carteira de vacinação de crianças

- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia na próxima segunda-feira (11) a Campanha Estadual de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Estarão disponíveis doses contra 18 tipos de doença, entre as quais tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, sarampo e HPV. O objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação de cerca de 9,8 milhões de paulistas que compõem o público-alvo (dados regionais abaixo).

Até o dia 22 de setembro, os profissionais dos postos de vacinação atuarão para conferir e atualizar as cadernetas dos menores de 15 anos e aplicar as doses em atraso de acordo com cada faixa etária, caso seja necessário.
Além da campanha de rotina, haverá um “Dia D”, marcado para 16 de setembro, um sábado. Das 8h às 17h, 314,7 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras do Estado, 1.749 carros, 17 ônibus, três barcos, um trem e outros 13 tipos de veículos.

“Esta campanha é mais uma oportunidade que temos de lembrar os pais e responsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças e suas possíveis complicações”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

- PUBLICIDADE -