IPTU de 70% dos imóveis de SP devem ser corrigido pela inflação

SÃO PAULO, SP, 12.09.2017: CLIMA-SP - Dronne capta imagens a partir da estacao meteorológica do mirante de Santana, na zona norte da capital. A tendência é de elevação da temperatura até a sexta-feira. Os paulistas vão conviver com o calor, a seca e o sol forte até o fim do inverno. A estação termina às 17h02 do dia 22 de setembro quando se inicia a primavera. (Foto: Dario Oliveira/Folhapress)
- PUBLICIDADE -

O prefeito de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feria (12) que não revisará a Planta Genérica de Valores (PGV), que serve como referência para calcular o valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Com isso, o IPTU de imóveis da cidade de São Paulo deve ser corrigido apenas pela inflação de cerca de 3%. As alíquotas atuais serão mantidas, assim como as travas de correção anual e as faixas de isenção.

Segundo o prefeito, dos 3,4 milhões de imóveis da capital, 30% devem ter aumentos superiores influenciados pelos reajustes referentes à revisão da PGV feita em 2013. Devido a essa revisão, alguns dos imóveis tiveram o imposto reajustado em 100%, mas foram criadas travas que distribuíram esse aumento para os outros anos, como 10% anuais para pessoas físicas e 15% para pessoa jurídica.
O prefeito João Doria reforçou que a economia tem sido possível graças a medidas como o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) para o pagamento de dívidas dos munícipes. Ele citou ainda a economia da Câmara Municipal, que chegou a R$ 60 milhões e a devolução de recursos não utilizados pelo Tribunal de Contas do Município, na ordem de R$ 40 milhões.

- PUBLICIDADE -