UBS têm programação especial na Semana Nacional de Trânsito

- PUBLICIDADE -

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão engajadas na Semana Nacional de Trânsito, com uma programação especial que vai até a próxima sexta-feira (22). O objetivo é intensificar as ações de prevenção e, com isso, reduzir o número de mortes e adoecimentos em decorrência dos acidentes de tráfego.

Dentre as atividades preparadas pelas UBS destacam-se a exibição de vídeos educativos em sala de espera; dinâmica de grupo com os pacientes; teatro com estudantes; simulação de cidadania no trânsito com crianças na sala de espera da pediatria; afixação de cartazes e painéis com orientações sobre boas condutas; palestras; rodas de conversa; além de gincana e concurso cultural com premiação, como é o caso da UBS Nova Cidade.

Algumas unidades realizarão ações de conscientização na comunidade, reforçando a importância de não se combinar bebidas alcoólicas com direção; bem como atividades recreativas em escolas e exposição de faixas em avenidas. Outras abordarão diretamente os motoristas, como a UBS Palmira, que fará uma blitz educativa de trânsito com os agentes comunitários de saúde, em locais de grande movimento. O objetivo é conscientizá-los quanto ao risco do uso do celular ao dirigir.

Já a UBS Rosa de França realizará uma ação de conscientização no trânsito dentro dos coletivos que circulam na região, com profissionais de saúde uniformizados. Motoristas e pedestres também são alvos da UBS Fortaleza, que desenvolverá atividades nos pontos de ônibus e principais ruas do bairro. A iniciativa é fruto da capacitação realizada no início do mês com mais de 280 agentes comunitários de saúde, pelo Projeto Vida no Trânsito.

O Projeto é desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Transportes e Trânsito; Guarda Civil Municipal; Polícias Civil, Militar e Rodoviária; Corpo de Bombeiros, concessionárias que administram as rodovias e a Universidade Guarulhos.

- PUBLICIDADE -