UBS têm programação especial na Semana Nacional de Trânsito

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão engajadas na Semana Nacional de Trânsito, com uma programação especial que vai até a próxima sexta-feira (22). O objetivo é intensificar as ações de prevenção e, com isso, reduzir o número de mortes e adoecimentos em decorrência dos acidentes de tráfego.

Dentre as atividades preparadas pelas UBS destacam-se a exibição de vídeos educativos em sala de espera; dinâmica de grupo com os pacientes; teatro com estudantes; simulação de cidadania no trânsito com crianças na sala de espera da pediatria; afixação de cartazes e painéis com orientações sobre boas condutas; palestras; rodas de conversa; além de gincana e concurso cultural com premiação, como é o caso da UBS Nova Cidade.

Algumas unidades realizarão ações de conscientização na comunidade, reforçando a importância de não se combinar bebidas alcoólicas com direção; bem como atividades recreativas em escolas e exposição de faixas em avenidas. Outras abordarão diretamente os motoristas, como a UBS Palmira, que fará uma blitz educativa de trânsito com os agentes comunitários de saúde, em locais de grande movimento. O objetivo é conscientizá-los quanto ao risco do uso do celular ao dirigir.

Já a UBS Rosa de França realizará uma ação de conscientização no trânsito dentro dos coletivos que circulam na região, com profissionais de saúde uniformizados. Motoristas e pedestres também são alvos da UBS Fortaleza, que desenvolverá atividades nos pontos de ônibus e principais ruas do bairro. A iniciativa é fruto da capacitação realizada no início do mês com mais de 280 agentes comunitários de saúde, pelo Projeto Vida no Trânsito.

O Projeto é desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Transportes e Trânsito; Guarda Civil Municipal; Polícias Civil, Militar e Rodoviária; Corpo de Bombeiros, concessionárias que administram as rodovias e a Universidade Guarulhos.