Share
Mais de 60 árvores caíram em Guarulhos neste ano

Mais de 60 árvores caíram em Guarulhos neste ano

Até o momento, Guarulhos registrou 61 ocorrências de quedas de árvores. Ainda assim, o número é muito inferior ao que foi observado em todo o ano passado, quando 414 árvores caíram na cidade, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

A quantidade é também menor do que o registrado na capital, quando 2.317 árvores caíram; e em Santo André, na região do ABC, que contabilizou 95 quedas de árvores neste ano. No entanto, é superior a de outras cidades como Osasco e São Bernardo do Campo que registraram 46 e 37 quedas respectivamente.
O risco existe, principalmente durante o verão, quando os ventos fortes e a chuva são mais intensos. Mas é um problema que independe da época do ano. Um exemplo deste ano foi quando uma jaqueira caiu em maio na rua Marajó, próxima da avenida Paulo Faccini. A árvore estava plantada há mais de 20 anos. Na ocasião o trânsito na região ficou comprometido, até que os galhos e tronco fossem retirados. Dois meses depois, em julho, outra árvore de grande porte caiu sobre três veículos em um terreno localizado na rua Paraná, no bairro Vila Augusta.

De acordo com a Sema, em média, são realizadas 300 podas de árvores mensalmente. Além disso, periodicamente, técnicos da secretaria realizam vistorias preventivas para identificar árvores com potencial de queda.

Antes de plantar uma árvore na calçada ou até mesmo dentro de uma propriedade o cidadão precisa ficar atento as regras. É possível encontrar informações na lei municipal n° 4.566/94 e no manual de arborização disponível no site da prefeitura www.guarulhos.sp.gov.br.

Reportagem: Rosana Ibanez
rosanaibanez@guarulhoshoje.com.br

Foto: Ivanildo Porto

Deixe seu Comentário