Hamster se consolida como uma das principais escolhas como bichinho de estimação

- PUBLICIDADE -

O hamster é um roedor que passou a ser domesticado em 1939 e se tornou uma das principais escolhas para aqueles que não querem um cão ou um gato. Isso porque eles ocupam pouco espaço na casa, demanda poucos cuidados e são excelentes companhias para as crianças.

Eles são conhecidos por terem dentes grandes, bochechas inchadas e por serem comilões. Eles são roedores e seus dentes não param de crescer, por isso precisam desgastar eles constantemente. Além disso, eles dormem durante todo o dia, sendo mais ativos nos períodos da manhã e fim da tarde, início da noite. Eles possuem, ainda, a visão muito comprometida, compensada pela grande capacidade auditiva e olfativa. A média da expectativa de vida é muito baixa, de um ano e meio à dois anos.
A alimentação é baseada principalmente em grãos e sementes. Frutas e verduras também podem ser oferecidas, mas não com muita frequência. Existem rações disponíveis no mercado que possuem todos os nutrientes necessários para o animal.

Outro aspecto a ser levado em consideração é a gaiola que precisa ser grande o suficiente para garantir a movimentação do animal e a criação de alguns espaços independentes, como o de dormir, o de alimentação, o de fazer as necessidades e o do lazer. O espaçamento das grades varia de acordo com o tamanho do bichinho.

Principais raças

– Anão chinês: o tamanho dele não condiz com o nome, chega a medir 13cm e ser maior do que outras raças. Acostumado com climas frios, seu pelo é denso e possui coloração cinza. Em habitat natural se alimenta de insetos e aranhas, mas nas residências costuma comer sementes. É muito sociável e costuma viver em torno de três anos;

– Dourado da Síria: é o hamster mais comum nas casas e o mais fácil de encontrar para comprar. Mede de 13 a 15cm e se alimentam de todos os tipos de grãos e sementes. Podem ser dourado, branco, cinza, marrom ou albino. Deve ser mantido sozinho na gaiola, caso contrário irá arranjar briga;
– Anão de Roborowski: é o menor hamster existente, medindo entre 5 e 7 cm. Muito ativo, precisa de uma gaiola grande com bastantes distrações;
– Russo: medindo apenas 10 cm, eles são os que menos dão trabalho, precisando apenas serem alimentados. Por esse motivo são bastante requisitados para animais de estimação.

- PUBLICIDADE -