Na próxima segunda-feira (26), o Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos abrirá inscrições para o processo seletivo para cursos profissionalizantes de música. São 24 opções que abrangem instrumentos de corda, sopros, percussão e canto, voltadas a candidatos a partir de 10 anos de idade, com variação por instrumento. As vagas são gratuitas.
O processo tem por objetivo avaliar a aptidão e o potencial musical dos candidatos por meio de provas presenciais, de forma a selecionar e classificar candidatos para o ingresso nos cursos que oferecem formação técnica e artística, por meio de aulas teóricas e práticas. As aulas são ministradas na sede do conservatório, no Centro.
24 opções de instrumentos para diferentes idades e perfis
Os candidatos podem se inscrever em uma das 24 opções de cursos disponíveis: Bateria e Percussão, Bandolim, Canto Clássico, Canto Popular, Cavaco, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Eufônio, Guitarra Jazz, Guitarra Rock, Piano Erudito, Piano Popular, Saxofone, Trombone, Trompete, Tuba, Viola de Arco, Viola Caipira, Violão Clássico, Violão 7 Cordas, Violino e Violoncelo.
A idade mínima para inscrição varia conforme o instrumento: a maioria dos cursos é aberta a candidatos a partir de 10 anos de idade (Piano Erudito, Piano Popular, Canto Popular, Violão Clássico, Clarinete, Saxofone, Trompete, Percussão, Violino, entre outros). Já para estudar Guitarra Jazz e Guitarra Rock a idade mínima é 15 anos. Contrabaixo Acústico, 16 anos e Canto Clássico de 17. A lista completa de idades mínimas por instrumento será divulgada junto ao edital.
Inscrições
As inscrições serão realizadas a partir do dia 26 de outubro pela internet, no link https://formularios.guarulhos.sp.gov.br/pt-br/form/pc-conservatorio-municipal-2026
Para candidatos com dificuldade de acesso à internet, há a possibilidade de inscrição presencial na sede do conservatório, de segunda a sexta-feira, 8h às 17h. O candidato deve ficar atento à sua caixa de entrada de e-mail, incluindo as pastas de spam e lixeira, pois todas as comunicações do processo serão enviadas por esse meio.
Após o período de inscrições, que se encerra em 27 de novembro, os candidatos deverão indicar sua preferência de período para a realização da prova, entre 15 e 19 de dezembro. As provas da primeira fase começam a partir de 19 de janeiro de 2027, com divulgação dos resultados em 5 de fevereiro. A segunda fase ocorre a partir de 11 de fevereiro, e o resultado final será publicado em 26 de fevereiro. Os locais de prova serão divulgados em 4 de janeiro de 2027.
Serviço
Processo Seletivo para Cursos Profissionalizantes em Música – Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos
Período de inscrições: 26 de outubro a 27 de novembro de 2026
Horário das inscrições presenciais: segunda a sexta-feira, 8h às 17h
Escolha do período de prova: 15 a 19 de dezembro de 2026
Provas – 1ª fase: a partir de 19 de janeiro de 2027
Resultado – 1ª fase: 5 de fevereiro de 2027
Provas – 2ª fase: a partir de 11 de fevereiro de 2027
Resultado final: 26 de fevereiro de 2027
Local: Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos
Endereço: Rua Ipê, 71 – Centro – Guarulhos
Classificação etária: a partir de 10 anos (varia conforme o instrumento)
Inscrição: obrigatória, via internet (https://formularios.guarulhos.sp.gov.br/pt-br/form/pc-conservatorio-municipal-2026) ou presencialmente no conservatório
Informações: (11) 2087-7440
E-mail: [email protected]
Entrada: gratuita
Realização: Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos e Secretaria de Cultura e Turismo de Guarulhos
























