Guarda Ambiental já atendeu mais de 220 ocorrências neste ano

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos tem intensificado as ações de prevenção e fiscalização, para evitar ações predatórias em áreas municipais. De acordo com dados da Inspetoria de Guarda Ambiental da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública somente este ano já foram atendidas mais de 220 ocorrências. Além realizar serviços considerados padrão da Guarda Civil Municipal, a Inspetoria tem como atribuição a defesa do Meio Ambiente, prevenindo e reprimindo as infrações e crimes ambientais cometidos na cidade.

O objetivo é proteger e fiscalizar de forma preventiva e permanente e as áreas de preservação ambiental e mananciais de Guarulhos. O trabalho de patrulhamento preventivo, atualmente conta com 31 guardas civis municipais (GCMs).

O grupo atua no combate à criação e comercialização de animais silvestres sem a devida autorização do órgão competente; no descarte irregular de resíduos sólidos em áreas de preservação; no desmatamento de vegetação; queimadas; solturas de balões; no resgate e captura de animais silvestres; na prevenção a ocupações irregulares em áreas de risco, proteção permanente e em unidades de conservação.

No caso de apreensão de animais silvestres, por exemplo, os GCMs os encaminham para o Zoológico Municipal de Guarulhos ou para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Parque Estadual do Tietê e apresentam o responsável à autoridade policial na Delegacia de Meio Ambiente ou nas delegacias próximas as ocorrências.

Serviço:

Para denúncias e solicitações: (11) 2475-9444 ou 153, funcionamento 24 horas

- PUBLICIDADE -