Escolas estaduais de Guarulhos também terão mediadores para reduzir agressões

- PUBLICIDADE -

A Secretaria da Educação de São Paulo ampliará o programa de mediação de conflitos, iniciativa pioneira que tem a função de definir e capacitar educadores para prevenir desentendimentos em escolas estaduais (aproximando alunos, educadores, equipe gestora e família). Todas as 5 mil escolas terão agora, ao menos, um educador nesse papel. E em 1.795 haverá um segundo com o mesmo objetivo e para que trabalhem em conjunto. Em Guarulhos são 174 unidades beneficiadas.

Hoje os vice-diretores de 2,3 mil escolas já são os responsáveis pela mediação. A partir do próximo mês de outubro, a Secretaria irá formar os de todas as 5 mil unidades. Os demais 1.795 profissionais serão professores, que igualmente serão treinados. Atualmente a rede conta com 1,2 mil professores-mediadores.
Assim, o programa passará de 3,5 mil (2,3 mil vice-diretores e 1,2 mil professores) para 6.795 educadores (5 mil vice-diretores e 1.795 professores).
A capacitação ocorrerá via curso específico elaborado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), da Secretaria. O objetivo é conhecer a fundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de aprender técnicas de justiça restaurativa.

Outra novidade é a criação de um critério que mescla vulnerabilidade social e notificação de casos de violência à secretaria para definição das escolas que terão dois profissionais de mediadores. Atualmente a distribuição ocorre de acordo com indicação de cada Diretoria Regional de Ensino, sem um estudo mais aprofundado que relacione o ambiente social que a escola está inserida.

Foram cruzados dados do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e do Registro de Ocorrência Escolar (ROE). Esse último é uma ferramenta criada pela Pasta para que as unidades notifiquem qualquer tipo de caso de violência em escola estadual – desde indisciplina e bullying à agressão física – e, por consequência, serve para a Secretaria dar suporte às unidades e comunidades.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -